Ignácio de Loyola fundou a ordem dos jesuítas em 1554 e estabeleceu as Constituições, com instruções sobre como deveria ser a educação da América. Desse documento constava que a educação se fizesse com base na adaptação aos costumes locais dos povos a serem catequizados, respeitando a diversidade sob domínio jesuítico e visando ao sucesso da catequese. Essa era a ideia de “respeito às culturas locais”.
Com essa orientação, vários jesuítas, que vieram para a América do Sul, criaram um modelo de organização dos povos indígenas, denominado missão, semelhante às vilas ou aldeias. Ali, os missionários reuniam os indígenas, para catequizá-los e educá-los, instruindo-os, especialmente as crianças, para que adquirissem conhecimentos de leitura e da escrita. Nessas comunidades, os indígenas viviam do cultivo da terra, valendo-se de técnicas agrícolas ensinadas pelos religiosos, mas não eram escravizados.
Essas missões foram implementadas a partir do séc. XVII, na região sul do Brasil, bem como no Paraguai e na Argentina, mas sem o apoio dos reinos de Portugal e Espanha, por isso tiveram alguma autonomia por cerca de um século e meio.
Outra função que as missões pretendiam cumprir era a pacificação dos indígenas, muitos dos quais eram considerados “bravos”. Como os pacificados eram chamados de “reduzidos”, as Missões eram também chamadas de “reduções”. A produção artística dessas comunidades foi destacada. Na região dos Sete Povos das Missões (oeste do Rio Grande do Sul), por exemplo, foram construídas oficinas para a produção de instrumentos musicais e imagens sabras a serem utilizadas no culto. A produção local foi uma referência de arte brasileira colonial.
*Obrigatório
1) Identifique, no texto, o principal objetivo das missões jesuíticas. *
2) O que eram as missões jesuíticas? *
3) Em sua opinião, os religiosos jesuítas respeitavam ou desrespeitavam a cultura e o modo de vida dos povos indígenas submetidos à catequização? Justifique. *
Respostas
respondido por:
1
1)O principal objetivo era catequizar os índios.
2)As missões jesuíticas foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo.
3)Os jesuítas valiam-se de aspectos de cultura nativa, especialmente a língua,para se fazerem compreender e se aproximarem mais do indígenas.
Espero ter ajudado fofo :D❤️
jeanmello2008:
vlw Manooo :D
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás