• Matéria: História
  • Autor: sandrielealves175
  • Perguntado 4 anos atrás

Dos ricos é e foi fácil, desde a independência, o governo. Os pobres foram soldados, milicianos nacionais, votaram como o patrão mandou, lavraram a terra (...). Os pobres gozaram da gloriosa independência assim como os cavalos que em Chacabuco e Maipu avançaram contra as tropas do rei".(Santiago Arcos. In: GALEANO, Eduardo. "As caras e as máscaras". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.) O texto de Galeano apresenta uma visão crítica da formação da América, após sua independência política. A posição de Galeano indica que

a) o processo de independência foi liderado pelos "criollos", elite colonial sem maiores compromissos com a situação dos índios, negros e mestiços.

b) as camadas populares não eram capazes de compreender a importância da independência dos territórios colonizados.

c) apesar da liderança do processo de independência ter sido encaminhada pelas classes populares, elas não conseguiram manter-se no poder, entregando-o para a França.

D) a independência foi alcançada apenas no aspecto político, uma vez que a antiga metrópole (Espanha) manteve o domínio econômico sobre sua ex-colônia.


Gente preciso pra hoje

Respostas

respondido por: jenniferstefanny338
0

Resposta:

xufgcidyisdudgdidigdkyfkkfkhdyiyudtieidjdjdjxufxuxfxugxgigoyftdsutstjgxxgjjdjxjgdkdgjxjxgzjoyeykdyskyksykskgdydkyskykdydkydkdgkgdjjgssgjsuttietsutsidyitieitedtkdjjststjhtssfjjfsjgsjfssfjjshshsthsrrhsshshshssfsffhsjrtsrshrstjdykddjjydyjdyjyjyyeeieiyesjtstsjjsttsitistieetietitsitstisetiiteteiteiiteteietijdyjtd

Perguntas similares