• Matéria: Português
  • Autor: melissanobre719
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia os textos a seguir:

[...] 111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos

Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres

E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos [...]

(“Haiti”, CD Tropicália 2, 1993. Música de Caetano Veloso e Gilberto Gil, letra de Caetano Veloso).

Ali Kamel: “A face mais feia da sociedade brasileira, mas que frequentemente se manifesta de maneira inconsciente, é o que chamo de ‘classismo’: o preconceito contra os pobres. Estou cada vez mais seguro de que o racismo decorre essencialmente do ‘classismo’. O negro que dirige um carro de luxo e é confundido com um motorista, e, por isso, maltratado, é mais vítima de ‘classismo’ do que de racismo. [...] Isso não torna o ‘classismo’ menos odioso que o racismo.”

(Adaptado de KAMEL, Ali. Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 101).

Alberto Carlos Almeida: “Os resultados rearmam que há o preconceito racial, favorecendo os brancos em detrimento de pardos e pretos. E ele não é suave (se é que se pode dizer que há preconceito suave) como o estatístico, trata-se sim de um preconceito normativo. Tem interação com a posição social mensurada com a ajuda de uma proxy: a profissão. Os pardos e pretos que alcançam uma posição social melhor [...] são vistos com menos preconceito do que os que ficam na base da pirâmide social [...].”

(Adaptado de ALMEIDA, A. Carlos. A cabeça do brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 253).

Sobre a estrutura étnica e a questão racial no Brasil, conclui-se que

A)A população brasileira é um exemplo de “democracia racial”, em que todos os grupos étnicos apresentam equilíbrio nos dados de escolaridade, expectativa de vida e rendimentos.

B)A origem étnica dificulta a colocação do indivíduo no mercado de trabalho e isso faz com que negros e pardos sejam os mais atingidos pelo desemprego.

C)O preconceito está restrito as questões econômicas, visto que o acesso aos espaços públicos é livre independente da etnia ou credo.

D)As desigualdades raciais foram superadas mediante a construção de políticas compensatórias, envolvendo ações afirmativas como as cotas em universidades.

E)O preconceito é estimulado pela mídia e grandes grupos econômicos que estão interessados na cisão entre grupos étnicos, buscando lucro com produtos diferenciados.

Respostas

respondido por: bernardocostinha
1

Resposta: A origem étnica dificulta a colocação do indivíduo no mercado de trabalho e isso faz com que negros e pardos sejam os mais atingidos pelo desemprego.

Explicação: segundo o Plurall , tirei 100%=10


melissanobre719: valeuu <3
Perguntas similares