Respostas
Resposta:
Migração consiste no ato da população deslocar-se espacialmente, ou seja, pode se referir à troca de país, estado, região, município ou até de domicílio. As migrações podem ser desencadeadas por fatores religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais.
A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, dessa forma pode ser entre regiões, estados e municípios. Tal deslocamento não provoca modificações no número total de habitantes de um país, porém, altera as regiões envolvidas nesse processo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
No Brasil, um dos fatores que exercem maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, uma vez que o modelo de produção capitalista cria espaços privilegiados para instalação de indústrias, forçando indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de emprego para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência.
Um modelo de migração muito comum no Brasil, que se intensificou nas últimas cinco décadas, é o êxodo rural, ou seja, a migração do campo para a cidade. O modelo econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades agrícolas têm como consequência a expulsão da população rural.
A região Sudeste do Brasil, até o final do século XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país, principalmente o estado de São Paulo, pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razão do processo de industrialização desenvolvido.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
No entanto, nas últimas décadas, as regiões Centro-Oeste e Norte têm sido bastante atrativas para os migrantes, pois após a década de 1970, a estagnação econômica que atingiu e ainda atinge a indústria brasileira afetou negativamente o nível de emprego nas grandes cidades do Sudeste, gerando pouca procura de mão de obra, ocasionando a retração desses fluxos migratórios. Assim, as regiões Norte e Centro-Oeste, que já captavam alguma parcela desse movimento, tornaram-se destinos da migração interna do Brasil.
As políticas públicas para a ocupação do oeste brasileiro foram determinantes para esse redirecionamento dos fluxos migratórios no Brasil. A construção de Brasília, os investimentos em infraestrutura, novas fronteiras agrícolas, entre outros fatores, contribuíram para essa nova distribuição.
O Sudeste continua captando boa parte dos migrantes brasileiros. A região recebe muito mais gente do que perde. O Centro-Oeste também recebe mais migrantes do que perde, sendo, atualmente, o principal destino dos fluxos migratórios no Brasil. O Sul e o Norte são regiões onde o volume de entrada e saída de migrantes é mais equilibrado. A Região Nordeste tem recebido cada vez mais migrantes, sendo a maioria proveniente do Sudeste (retorno), porém, continua sendo a região que mais perde população para as demais.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
São Paulo foi um grande alvo de fluxos migratórios até o final do século XX.
Assista às nossas videoaulas
Vídeo 1Vídeo 2

Artigos Relacionados
Geografia do Brasil

HISTÓRIA ECONÔMICA DA REGIÃO SUL E INFLUÊNCIA DAS MIGRAÇÕES EUROPEIAS
Conheça a história de ocupação da região Sul e as consequências das migrações europeias que ocorreram durante o século XIX.
Geografia do Brasil

IMIGRAÇÃO NO BRASIL
Conheça as principais características do processo de imigração no Brasil!
Geografia

MIGRAÇÃO
Você sabe o que é migração? Leia nosso texto e aprenda sobre esse fenômeno demográfico. Entenda suas causas e as atuais tendências migratórias no Brasil.
Geografia

MIGRAÇÃO PENDULAR
Clique aqui e entenda o que é uma migração pendular, ou diária!
Geografia do Brasil

MIGRAÇÃO EXTERNA NO BRASIL
Entenda por que ocorre a migração externa no Brasil.
MIGRAÇÕES
O deslocamento da população, a industrialização do sudeste, a migração nordestina, o que favoreceu a vinda de estrangeiros.
Geografia do Brasil

MIGRAÇÕES ATUAIS NO BRASIL
Atualize-se sobre as dinâmicas das migrações atuais no
MIGRAÇÕES INTERNAS
Saiba o que são migrações internas e suas principais modalidades
Geografia