1) "No século XVIII, por apontar as vulnerabilidades e fazer sérias críticas ao sistema absolutista, além de também criticar os reis absolutistas e a Igreja, a obra chegou a ser proibida e retirada de circulação pelas autoridades francesas". A obra a que a frase anterior se refere é: * 1 ponto a) "A República de Platão e Rousseau", obra que estuda a política e defende uma educação que promova a reflexão, como única forma de se instaurar uma sociedade justa. b) "O Leviatã", de Thomas Morus, que trata sobre o poder do Rei e a importância do absolutismo, sistema de governo em que o poder se concentra nas mãos do rei. c) "O capital", de Karl Marx, obra sobre críticas do Antigo Regime, que defende a estrutura da sociedade e do governo legítimo como forma de acabar com as desigualdades. d) A Enciclopédia, de Diderot e D’Alembert, obra que em 35 volumes buscava apresentar o conhecimento humano produzido ao longo da história. 2) Embora reconhecesse formalmente a autoridade da Igreja, D’Alembert deixava claro que o conhecimento provinha dos sentidos, e não de Roma ou da Revelação. Para esse filósofo, matemático e físico francês, que participou da edição da Encyclopédie, o grande agente ordenador do conhecimento pleno era: * 1 ponto a) a fé, que, a partir das tradições e dogmas da Igreja, trazia todo o conhecimento necessário para o homem do século XVIII. b) a ilusão, que, através da confusão dos sentidos e da distorção da percepção, afastava a humanidade de todo e qualquer sofrimento desnecessário, abrindo espaço para o conhecimento. c) a razão, que combinava as informações dos sentidos, trabalhando com as faculdades irmãs, memória e imaginação, atestando que, o que o homem conhecia, provinha do mundo que o cercava. d) a hierarquia social, herança feudal, da população elitizada e intelectual, que representava uma nova distribuição ordenada de poderes, sempre entre os mais ricos e letrados.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Explicação:
1-d) A Enciclopédia, de Diderot e D’Alembert, obra que em 35 volumes buscava apresentar o conhecimento humano produzido ao longo da história.
2- c) a razão, que combinava as informações dos sentidos, trabalhando com as faculdades irmãs, memória e imaginação, atestando que, o que o homem conhecia, provinha do mundo que o cercava.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás