No texto a seguir, Walter Benjamin, pensador da Escola de Frankfurt, reflete sobre a arte contemporânea. Leia-o e faça o que se pede. “A obra de arte, por princípio, foi sempre suscetível de reprodução. o que alguns homens fizeram podia ser refeito por outros. Assistiu-se, em todos os tempos, a discípulos copiar em obras de arte, a título de exercício[...]. as técnicas de reprodução são, todavia, um fenômeno novo, de fato, que nasceu e se desenvolveu no curso da história, mediante saltos sucessivos, separados por longos intervalos mas num ritmo cada vez mais rápido.[...] com avanço do século XX, as técnicas de reprodução atingir o tal nível que, em decorrência, ficaram em condições não apenas se de se dedicar a todas as obras de arte do passado e de modificar de modo bem profundo os seus meios de influência, mais de elas próprias se imporem, como formas originárias de arte.” BENJAMIN, Walter. a obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. São Paulo: abril cultural, 1975, p. 11-12. (coleção os pensadores) Qual é a principal característica da obra de arte contemporânea apontada por Benjamin e a mudança descrita de produção de arte obedece a qual a tendência geral da sociedade contemporânea? Cite um exemplo artístico deste fenômeno.
Respostas
respondido por:
8
Walter Benjamim tem uma noção mais otimista em relação a modernidade e sua chegada.
Walter Benjamin carrega uma grande contribuição para o estudo da modernidade, com o desenvolvimento da sociedade urbana e o crescimento da indústria cultural como parte desse processo.
A cultura de massa faz com que os indivíduos interajam entre si em prol de algum objetivo em comum, geralmente apresentado pela indústria cultural que pode utilizar da grande mídia ou dos veículos de publicidade para realizar essa ação, o que na maioria das vezes gera um consumismo exacerbado e potencializa a individualidade.
freddyesau10:
Poderia ser mais especificado? Não parece respostas pra essas perguntas
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás