Após o Código Civil Napoleônico, a mulher passou a ser considerada juridicamente incapaz de decidir sobre si, mesmo que recebesse salário ou outros rendimentos, deveria obedecer ao marido, sem poder participar da administração dos bens. Ou seja, a mulher passou a necessitar da autorização de seu marido para exercer muitas atividades. Essa condição de subordinação incondicional da mulher ao homem não reflete o papel que muitas desempenhavam na sociedade francesa, pois durante o processo revolucionário, mulheres pegaram em armas para defender suas ideias. Qual sua opinião sobre este processo historico?Explique.
Me ajudem e para hoje
Respostas
Explicação:
O trabalho tem o objetivo de fazer um estudo sobre a evolução histórica da situação jurídica da mulher no Brasil, especificamente no que tange ao direito civil e constitucional. Buscaremos formular uma visão genérica da condição da mulher na sociedade enfocando suas conquistas.
Procuraremos percorrer toda uma situação de inferioridade da mulher que vem desde o direito romano onde ela sequer tinha capacidade jurídica. A mulher era vista como um mero objeto. Era posse do pai enquanto menina, posse do marido enquanto jovem e se por ventura ficasse viúva passava a ser posse da família do pai do marido morto.
Enfocaremos a origem da submissão feminina que por muitos anos foi explicada de forma biológica, como se a mulher tivesse, por natureza, o corpo mais fraco do que o do homem e analisaremos fatos sociais que a nosso ver foram determinantes para a independência da mulher.
Passaremos por um breve estudo das constituições brasileiras que inicialmente eram omissas aos direitos da mulher e após passaram a fazer referência a proibição de discriminação em razão do sexo; uma análise, também breve, das leis civis que propiciaram efetivamente a igualdade dos direitos e terminaremos com a ilustração do desenvolvimento jurisprudencial das últimas d
Resposta:
boajaiuwbwiqienzjaibebs