• Matéria: História
  • Autor: opabao67
  • Perguntado 4 anos atrás

Por quais motivos a economia brasileira estava no eixo São Paulo e Minas Gerais durante a Primeira República? Quais motivos levaram a sua decadência?


Anônimo: EU ESTUDEII ISSO MAIS NAO LENBRO
Anônimo: EUU IA TE AUDAR + NN LENBRO

Respostas

respondido por: sofiamoreno
1

Resposta:

Por conta da Política do café com leite.

A política do café com leite é parte extremamente importante quando nos referimos à Primeira República. Essa política ganhou força no Brasil, sobretudo a partir de 1913, com a assinatura do Pacto de Ouro Fino, entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. Esse conceito refere-se ao revezamento dos candidatos lançados à presidência por essas duas oligarquias.

Segundo esse pacto, paulistas e mineiros alternavam-se na presidência da República. O nome “café com leite” faz referência ao fato de que São Paulo era o maior produtor de café do Brasil, enquanto que Minas Gerais era o maior produtor de leite.

A Primeira República iniciou sua fase decadente na década de 1920. A entrada de novos atores na política nacional, como os tenentistas, contribuiu para seu fim. O desgaste do pacto que mantinha as oligarquias minimamente em paz também contribuiu para o fim desse período da história brasileira.

Os tenentistas reivindicavam o fim das estruturas oligárquicas que estavam estabelecidas no país. Ao longo da década de 1920, os tenentistas realizaram uma série de revoltas por todo o país como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, a Revolta Paulista de 1924 e a Coluna Prestes.

Importante mencionar que a Primeira República foi um período marcado por tensões sociais que resultaram em conflitos por diferentes regiões do Brasil. Aqui podemos citar a Guerra de Canudos, Revolta da Armada, Guerra do Contestado, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata etc...

Espero ter ajudado, Boa sorte nos estudos!

Perguntas similares