2. Para René Descartes, como era possível chegar ao conhecimento?
A) Através do medo
B) Através da busca da razão
C) Através de explicação religiosas
D) Através do trabalho manual
Respostas
Resposta:
Letra B.
Explicação:
O conhecimento se forma ou é adquirido segundo Decartes através da intuição e dedução, enquanto que para John Locke já acredita que a única possibilidade de conhecimento é feita através da experiência.
Descartes expressou que o conhecimento que a intuição nos oferece é a captura de conceitos simples, que aparecem em nossa própria razão (eles não vêm de fora) e cuja verdade não temos dúvidas. Todo o nosso conhecimento nasce e se estende posteriormente a partir dessas primeiras ideias simples (axiomas) captadas pela intuição, e é possível graças à segunda maneira de saber que se posse a dedução.
Descartes acreditava que para se chegar à verdade, era necessário questionar tudo, até mesmo sua própria existência. Ele chegou à conclusão que uma consciência clara de seu pensamento provava sua própria existência.
Descartes acreditava que o verdadeiro conhecimento é obtido somente por meio da aplicação da razão pura. As quatro regras principais de Descartes sobre o raciocinio são: 1. Nunca aceite nada, exceto ideias claras e distintas.