1 - O professor italiano Umberto Eco é um dos maiores especialistas atuais em estudos sobre Comunicação, Linguagem e Literatura. No texto abaixo, escrito com sua prosa leve e agradável, ele avalia a importância da Revolução Francesa de 1789 para os homens e mulheres de hoje:
"Se hoje um cidadão qualquer ( ) for tratado grosseiramente por um policial, responde com firmeza, "sim, pode me multar, mas porte-se com o devido respeito, caso contrário vou apresentar queixa", isto acontece porque houve a Revolução Francesa. ( ... ) É verdade, a Revolução de 1789 foi antecipada por outros fenômenos como o habeas corpus inglês. Mas os ingleses, isto é sabido, permaneceram em sua própria casa e se conquistaram o habeas corpus ficaram satisfeitos em conservá-Io para eles. A Revolução Francesa, ao contrário, exportou suas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade. ( ... ) A idéia de que se não houver república, haja ao menos uma monarquia constitucional (. .. ) a"própria idéia das independências nacionais, nasce e se difunde com a Revolução Francesa. E, portanto, nós somos como somos, votamos, escrevemos cartas aos jornais, organizamos manifestações, pressionamos o nosso deputado, porque houve a Revolução Francesa."
(Umberto Eco. "O Sr.lSra. Tomaria a Bastilha?" in A Revolução Francesa 1789/1989. São Paulo: Editora Três/ISTOÉ, 1989. pp.1S0-15S.)
A partir do que escreve Umberto Eco, procure responder:
a) O policial é um funcionário do Estado. No Antigo Regime, bastava a ordem do rei para que o policial pudesse prender uma pessoa e até torturá-la. Depois da Revolução Francesa, a relação entre o Estado, a lei e o cidadão passou a ser outra. Que mudança foi essa?
b) O autor cita diversos direitos que nós adqui¬rimos hoje e que, no seu entender, são uma conquista dos revolucionários franceses de 1789. Indique que direitos são esses.
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A) A mudança foi a troca da monarquia aristocrata e a igreja, por uma república secular radical, que se tornou mais autoritária, militarista e baseada na propriedade. Ou seja, a relação entre o Estado, a Lei e o cidadão passaram a ser mais democrática, porém não se extinguiu aos métodos idealísticos radicais da monarquia anterior.
B) O direito de votar e da liberdade de expressão.
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