• Matéria: ENEM
  • Autor: mjresident6
  • Perguntado 4 anos atrás

Um antropólogo inglês de passagem pelas capitais brasileiras em meados do século XX, observou a vivência social da população durante meses. Ao retornar ao seu país, ele escreveu um artigo tecendo várias críticas as tradições culturais locais e concluiu, dentre outros pontos, que a cultura brasileira é, por motivos diversos, inferior a sua. Seu trabalho foi altamente criticado pelos antropólogos do relativismo cultural. Tendo como base essa perspectiva teórica, julgue as afirmações a seguir:

I. O Ser Humano e sua cultura devem ser estudados sob o aspecto de sua própria cultura. Dessa forma, o antropólogo errou ao atribuir valor pessoal aos movimentos socioculturais de outras culturas.
II. Os valores culturais dos grupos humanos não podem ser julgados a partir de valores externos, sob pena de atribuição valorativa pejorativa, fato que pode ser notado na análise do antropólogo em questão.
III. A análise antropológica deve partir da observação da cultura local e com máximo cuidado quanto a atribuição de valores externos a movimentos culturais tendo em vista a imensa dificuldade do antropólogo em deixar seu ponto de vista cultural fora dessa análise.
Estão corretas as afirmações feitas em qual alternativa?

A)
I e III, apenas

B)
II, apenas.

C)
I, apenas

D)
I e II, apenas.

E)
II e III, apenas


larissatavaresbacela: Conseguiu resposta ?

Respostas

respondido por: juliellenluizcunha
11

A alternativa correta é a letra D: alternativas I e II estão corretas.

O relativismo cultural é uma teoria da antropologia que surgiu em resposta aos vários movimentos e ações etnocêntricas que ocorreram durante toda a história. Dessa forma, essa corrente é contra a qualificação de termos como "cultura inferior" ou "superior", uma vez que cada cultura é única.

São exemplos de importantes teóricos dessa corrente Margaret Mead e Franz Boas, que realizaram pesquisas em comunidades como os esquimós e tribos locais da América Latina.

Diante disso, no texto acima, o antropólogo em questão vai contra ao relativismo cultural ao qualificar a sua cultura como superior à cultura das cidades brasileiras que ele visitou, analisando os costumes locais tendo como base a sua tradição. Porém, não devem ser avaliados fatores externos.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas similares