• Matéria: História
  • Autor: eujyte2
  • Perguntado 4 anos atrás

A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso=meio e potamos=água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade dessa região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios. Explique por que os rios garantiam o sucesso da agricultura na Mesopotâmia.

Respostas

respondido por: josedasilvajs
4

Resposta:

Por volta de 6500 a.C. iniciou-se a ocupação dos vales dos rios Tigre e Eufrates. As primeiras aldeias se formaram ao norte (Alta Mesopotâmia), já que ali a agricultura era mais fácil, pois não sofria com as inundações, muitas vezes violentas, dos dois rios.

Por sua vez, os Rios Tigres e Eufrates foram de extrema importância para o nascimento da civilização Suméria, que se desenvolveu na região da Mesopotâmia (cujo nome vem do grego, e significa “entre rios”). A região banhada por eles (hoje o Iraque) foi habitada por povos como os Acádios, Babilônios, Assírios e Caldeus.

A região onde ficavam essas duas civilizações era muito árida, portanto eles precisavam bastante de água, além de serem povos que utilizavam da agricultura para sustento e como fonte de renda.

Perguntas similares