Respostas
Resposta:
:) Encontradas em grande número, tanto em células animais quanto em células vegetais, têm como função a liberação de energia para o metabolismo celular. As mitocôndrias são organelas que apresentam a capacidade de se autoduplicar e de controlar seu metabolismo, pois possuem material genético próprio.
Explicação:
A célula é a unidade estrutural e funcional básica do corpo. Ela é a menor parte capaz de realizar processos que definem a vida, incluindo reprodução, movimento, respiração, digestão e excreção. No entanto, nem todas as células possuem todas essas capacidades.
O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células. A maioria das células é microscópica,( uma célula típica tem 20-50 um de diâmetro, o que significa que 40 células enfileiradas seriam equivalente ao diâmetro de um ponto final, e a maior delas encontrada é o óvulo).
A células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior.
A membrana plasmática é uma espécie de “pele” externa flexível, com responsabilidade de proteger a célula e movimentar materiais para dentro e para fora da célula, ou seja, possui permeabilidade seletiva.
Na célula vegetal, além da membrana celular existe ainda, mais externamente, a parede celular, formada de celulose.
No interior da membrana existe uma matriz, o citoplasma, a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo. É constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma.
É formado por água, sais minerais, proteínas e açúcares, e nele são encontradas componentes estruturais conhecidas como organelas, cada qual com formato, tamanho, e função característicos, tais como: nutrição e respiração da célula, além do armazenamento de substâncias. Em conjunto, elas são responsáveis pela manutenção da vida.