• Matéria: História
  • Autor: gleisbomfim
  • Perguntado 9 anos atrás

Em linhas gerai, como estava organizada a vida social e política em uma aldeia Tupi no século XVI ?

Respostas

respondido por: RaíSilva
110
Viviam nus com o corpo pintado e com muitos adornos (colares, brincos, cocares, etc.) em grandes habitações coletivas (malocas) e praticavam a caça, coleta, agricultura de subsistência, a antropofagia, a poligamia, trabalhavam com cerâmica e tecelagem. Não havia classes sociais, porém tinham posições de destaques: o cacique era escolhido pela esperteza e bravura para liderar as batalhas, o pajé era o chefe espiritual e curandeiro. As decisões eram tomadas por um conselho tribal (geralmente só de anciãos), havia tarefas só femininas e outras só masculinas e a propriedade da terra era coletivo (dividido igualmente entre todos). 
respondido por: EduardoPLopes
3

Como os povos nativos não desenvolveram língua escrita, temos de acreditar nos relatos que fizeram da vida nativa observadores que escreviam, como os jesuítas.

A partir dos relatos dos jesuíta, os Tupis eram um povo pré-estatal, ou seja, não havia uma definição essencial entre líderes e liderados - ou entre "chefes" e "empregados".

Os jesuítas observam, por exemplo, que aqueles que eram apresentados como líderes da tribo não comiam nem mais e nem antes dos outros - ao contrário, muitas vezes, por serem os últimos na divisão, ficavam sem comer depois de dividir o alimento entre os demais índios.

Observaram também que os chefes trabalhavam juntos com os comandados, e que os líderes espirituais - os pajés - tinham uma função política dentro da tribo, assim como relataram a divisão das tarefas por gênero e idade.

Mais sobre os Tupis em:

https://brainly.com.br/tarefa/7538403

Anexos:
Perguntas similares