• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cristinaelizabete040
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia com atenção o trecho a seguir.

“‘Pai, a professora pediu que você não falte à reunião de hoje!’. Quando o metalúrgico Donizete Ramiro ouviu essa frase de seu filho Willian, de 14 anos, no início do ano, logo pensou em problemas. Além de Willian, ele tem duas meninas matriculadas na Escola Estadual Júlia Lopes de Almeida, em Osasco (SP), onde raramente aparecia. ‘Com certeza o menino se meteu em confusão’, pensou. Mas estava enganado. A convocação era para participar da eleição do conselho escolar, como candidato e como eleitor”.

GUIMARÃES, A. De portas abertas. Nova Escola, n. 158, 01/12/2002. Disponível em: . Acesso em: 25/01/2020.





Com base nesse relato, analise as seguintes afirmações:

Os pais e a comunidade em geral são pouco chamados a participar das atividades das escolas. Quase sempre quando a escola os chama é para queixar-se de seus filhos.
Os Conselhos Escolares são instâncias administrativas criadas para incluir a participação dos pais e da comunidade escolar em suas tomadas de decisão.
Os pais e/ou responsáveis são inelegíveis para atuar no Conselho Escolar.
Apenas estudantes maiores de dezoito (18) anos podem ser eleitos para o Conselho Escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).




II, apenas.


I e II.


I , III e IV.


II e III e IV.


I, apenas.

Respostas

respondido por: adrisms13
4

Resposta:

I e II

Explicação: A resposta está correta! Existem muitas dificuldades em promover a integração entre escola-família-comunidade. Em razão disso, os pais não são envolvidos ativamente na gestão escolar – em que pese o fato da existência dos Conselhos Escolares –, e a presença deles na escola ocorre mais para que tomem consciência do comportamento dos filhos. A ausência de cultura participativa leva os pais a se sentirem desconfiados quando há uma convocação para comparecer à escola.

Perguntas similares