• Matéria: Filosofia
  • Autor: rafaelarodrigues10
  • Perguntado 4 anos atrás

As investigações epistemológicas reconhecem a existência de uma incompreensão a respeito do que se considera conhecimento objetivo. Em vista dessa afirmação, o trecho a seguir: “O que se registra como o resultado de um experimento ou observação nunca é o fato percebido vazio, mas este fato interpretado com a ajuda de uma determinada quantidade de teoria”, quer dizer que:
a) O conhecimento empírico é, necessariamente, um registro fiel e independente de dados da nossa percepção imediata, sem nenhuma interferência de fatores distintos dos nossos sentidos.
b) A mensuração dos dados da nossa percepção é proporcional à quantidade de teoria resultante das nossas observações.
c) As inferências teóricas produzidas com ajuda de observações diretas e isentas são determinantes para a obtenção de resultados em pesquisa experimental.
d) O conhecimento científico de um fato experimental é, na verdade, um reconhecimento deste fato, e já supõe um certo conteúdo proposto, previamente, por algum tipo de teoria.
e) A experiência, ou melhor, o experimento rigorosamente controlado, é a única fonte para a produção confiável de teorias científicas
me ajudem por favor!!​

Respostas

respondido por: mariiilopes
0

Resposta:

d) O conhecimento científico de um fato experimental é, na verdade, um reconhecimento deste fato, e já supõe um certo conteúdo proposto, previamente, por algum tipo de teoria.

Explicação:

Bertrand Russell, no trecho utilizado, está seguindo uma perspectiva já apontada por Kant na Crítica da Razão Pura. Segundo Kant, uma teoria sem dados concretos a que possa ser referia é vazia de conteúdo objetivo. Porem, o inverso também é problemático, pois dados observáveis para os quais não tenhamos pelo menos uma hipótese teórica que permita sua compreensão, são vazios de significação e nada contribuem para a  nossa cognição. O que Russell afirma é justamente isso: a nossa capacidade de observar de modo inteligente e um fato depende de nós termos uma teoria sobre ele, e nossa compreensão vai até onde alcança a teoria que tenhamos para aplicar a ele.

Perguntas similares