• Matéria: Filosofia
  • Autor: lucineidedarosa31
  • Perguntado 4 anos atrás

I- Quais os limites da ética com relação a natur
reza humana e Tecnológica?

Respostas

respondido por: Anônimo
2

Resposta:

A partir da Idade Moderna, com o advento da ciência e tecnologia, muitos problemas relacionados à experiência do sofrimento, citada anteriormente, puderam ser progressivamente solucionados. O progresso científico e tecnológico, que possibilitou ao Homem a compreensão dos fenômenos naturais e, consequentemente, o domínio da natureza, trouxe conforto e segurança às civilizações que se desenvolviam; assim, doenças foram erradicadas, cidades foram planejadas com vistas à proteção de intempéries e catástrofes naturais etc. Entretanto, todo esse progresso trouxe ao Homem também uma perspectiva nova sobre natureza humana.

Se a experiência das civilizações antigas inclinava o Homem às virtudes, na modernidade o progresso passa a incliná-lo a ações desmedidas. Há, desde a modernidade até os dias de hoje, uma vontade de emancipação do ser humano das limitações que a natureza o impõe. Essa emancipação teria como agente de transformação o domínio da tecnologia. Há, sobretudo do século XIX para cá, uma crença perigosa de que a humanidade pode ser aperfeiçoada pela tenologia; de que sua natureza pode ser ultrapassada por técnicas de engenharia genética e biotecnologia.

Um exemplo famoso dessa crença é do biólogo Julien Huxley, primeiro diretor da UNESCO, que acreditava no fato de o ser humano ser capaz de transcender sua própria natureza, através da técnica. Ele desenvolveu a ideia do “trans-humanismo”. No século XIX, o filósofo alemão Nietzsche já preconizava a ascensão de um “Super-homem” que ultrapassaria o homem até então entendido.

Perguntas similares