2) Leia:
“Esta terra, Senhor, me parece que da ponta que mais contra o Sul vimos até a outra ponta que contra o Norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Traz, ao longo do mar, nalgumas partes, grandes barreiras, delas vermelhas e delas brancas; e a terra por cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta, é toda praia Parma, muito chã e muito formosa. [...]
Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal nem de ferro; nem lho vimos.
Porém a terra em si é de muito bons ares [...].
Águas são muitas; infindas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem.
Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar.”
Carta de Pero Vaz de Caminha, 1500.
A carta de Pero Vaz de Caminha é um importante documento histórico e expressa as motivações da colonização portuguesa no Brasil. A partir da leitura dessa fonte histórica e de seus conhecimentos,
INDIQUE as duas motivações da colonização portuguesa do Brasil citadas na Carta, APRESENTANDO os trechos do documento que as mencionam.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
1) Esta terra, Senhor, me parece que da ponta que mais contra o Sul vimos até a outra ponta que contra o Norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa.
2) Traz, ao longo do mar, nalgumas partes, grandes barreiras, delas vermelhas e delas brancas; e a terra por cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta, é toda praia Parma, muito chã e muito formosa.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás