Respostas
Resposta:
Embora a palavra “romance” seja muitas vezes utilizada para designar uma experiência de cunho amoroso, quando se trata de literatura, sua definição é outra. O romance é a forma literária mais popular do Ocidente, desde o século XIX.
Histórias famosas da literatura clássica, como Dom Casmurro ou Guerra e paz, até best-sellers contemporâneos, como A culpa é das estrelas foram escritas na forma do romance – e não necessariamente envolvem pares amorosos. Mas afinal, o que significa o termo “romance” para a literatura?
Explicação:
Tipos e exemplos de romance
Romance histórico: é aquele em que as ações são ambientadas em dado período ou evento histórico. Trata-se de uma narrativa ficcional que se desdobra em determinado espaço-tempo que corresponde a um período histórico verídico. Estão ausentes as análises psicológicas aprofundadas ou críticas sociais. Exemplo: As Minas de Prata, de José de Alencar .
Romance regional: também conhecido como romance regionalista, diz respeito a narrativas que têm o componente do espaço intensamente caracterizado. Geralmente, trata-se de um espaço rural, ou distante dos grandes centros urbanos, cujos costumes e cultura são representadas em primeiro plano, representando a “cor local” desses espaços. Exemplo: O Gaúcho, de José de Alencar.
Espero ter ajudado vcs❤