• Matéria: Português
  • Autor: claramariaperdigao
  • Perguntado 4 anos atrás

Resumo sobre o Livro meninos sem Pátria. ​

Respostas

respondido por: rodrigueslety34
0

menino simpático romance crítico lançado em 1981 escrito por Luiz Puntel o romance trata de um Jornalista do interior de São Paulo que perseguido pela ditadura militar implantada em 1964 teve que fugir do país.

Zé Maria é dono do o binóculo um famoso jornal que circulava na cidade de canaviapolis local em que morava e responsável por fazer denúncias a corrupção ou a qualquer outro autor Fora da Lei tudo corria bem porém certo dia a redação amanheceu destruída pela política a partir daí Zezé e sua família começaram a receber ameaças ficando cada vez mais claro que era perigoso permanecer na cidade em que viviam.

dessa forma eles são obrigados a se mudar indo para o primeiro país a Bolívia onde vivem durante três anos até que os país também é palco de um golpe militar e eles se veem obrigados a mudar novamente partindo para o Chile Marco se a família permanecem entre os silenos por pouco tempo pois o cerco começa a se apertar novamente sendo necessário encontrar um novo Refúgio o último país em que vão morar é aquele em que mais viveram depois do Brasil é a França.

em terras francesas os nossos protagonistas passam a morar em cidade sceaux. Zé Maria empregasse no famoso jornal Le Monde e os são matriculados na escola da cidade.

no novo lar além das Diferenças de costumes eles enfrentam a dificuldade de aprender o francês para conseguirem se comunicar e o medo de mais uma vez continuar em uma vida temporária que podem mudar a qualquer momento por causa das questões políticas.

ainda assim é na França em que vem as coisas se estabelecerem depois de tantos anos Zé Maria consegue visibilidade em seu emprego a família ganha o cesto e o último membro a pequena Nicole e Marcos tem sua primeira namorada a Francesa Claire até que um novo passo na política muda a vida dos seis mais uma vez resultando em mais uma mudança talvez a definitiva.

o livro Meninos sem Pátria nos faz chegar o qual estamos ligada à política como as opiniões divergentes dos governantes influenciam em nossas vidas as dificuldades de aprender a respeitar e entender outras culturas e o verdadeiro valor de uma família unida.

Perguntas similares