1) Em outubro de 1973, um nova guerra entre árabes e israelenses acabou deflagrando um embargo dos fornecedores de petróleo ao Ocidente, seguido de brusca elevação de preços, que atingiu duramente o Brasil. A moeda do país era fraca e, na época, produzia-se internamente só um terço do petróleo necessário. A crise revelou a postura ambígua do país sobre a questão ferroviária. Por um lado, era desejável que os meios de transporte não dependessem demasiadamente do petróleo, um combustível cuja disponibilidade passou a ser inconstante, ao sabor da dinâmica política do Oriente Médio. O preço aumentou e as cotações disparavam ao menor sintoma de crise internacional, o que criava problemas sérios no balanço de pagamentos do país e aumentava a dívida externa. Por outro lado, os governos não conseguiam redefinir o papel das ferrovias na rede de transportes nacional, como forma de suplantar o problema do petróleo.
A partir das informações apresentadas, é possível concluir que
A. A deflagração dos conflitos do Oriente Médio foi motivada pela ganância dos países produtores de petróleo.
B. A crise provocou desequilíbrio no balanço de pagamentos porque o Brasil exportava mais petróleo do que importava.
C. A solução pela rede ferroviária era inviável devido ao alto consumo de diesel pelas locomotivas e à poluição ambiental.
D. O "choque de petróleo", como ficou conhecida a crise, teve implicações sociais, derivadas da instabilidade econômica.
E. A autonomia energética e o isolamento do Brasil em relação aos demais países do mundo o livrariam de crises dessa natureza.


2) Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume ( líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo). Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões
A. São instalados próximos ao centro das cidades, afetando toda a população que circula diariamente na área.
B. São responsáveis pelo desaparecimento das nascentes na região onde são instalados, o que leva à escassez de água.
C. Causam problemas respiratórios, devido ao mau cheiro que provém da decomposição.
D. São locais propícios à proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas.
E. Provocam o fenômeno da chuva ácida, devido aos gases oriundos da decomposição da matéria orgânica.

Respostas

respondido por: cecilianeivaborges
1

Resposta:

Explicação:

A afirmativa correta é a (D), o "choque do petróleo", como ficou conhecida a crise, teve implicações sociais, derivadas da instabilidade econômica.

Ocorreu no ano de 1973, uma guerra entre árabes e os israelenses resultou em um embargo dos fornecedores de petróleo para o Ocidente, acompanhado de uma enorme elevação dos preços que atingiu de forma dura o Brasil.

Resultando em um aumento das cotações que são resultantes do sintoma de crise internacional. Em que o “choque do petróleo”, nome dado a crise, resultou também em implicações sociais, provenientes da instabilidade econômica.

Espero que te ajudar vida❤️


Anônimo: Obrigado amor.
Anônimo: Estava correta.
Anônimo: Te amo
respondido por: EderSorocaba
2

Resposta:

1) D. O "choque de petróleo", como ficou conhecida a crise, teve implicações sociais, derivadas da instabilidade econômica.

2) D. São locais propícios à proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas.

Perguntas similares