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MÚSICA: "Canto dos Escravos I"
"Com licença do curiandamba
Com licença do curiacuca
Com licença do sinhô moço
Com licença do dono de terra."
A música, a dança e a religiosidade que os negros trouxeram da África serviram de alento para que enfrentassem o trabalho duro nos canaviais e suportassem a dor no tronco e no açoite. Para conter o espírito de revolta do negro, o colonizador branco também permitia danças e cantorias nas senzalas e nos terreiros, sobretudo em dias de festas de santos católicos. Nasce aí o sincretismo religioso que une os cultos afros aos rituais do catolicismo até hoje no Brasil. Com o tempo, alguns ritmos africanos, como o lundu, por exemplo, ganharam outras influências em nossa terra e se transformaram em ritmos genuinamente brasileiros, como são os casos do samba, do chorinho, do coco, do maracatu e de outros sons urbanos modernos.
Porém, são outros batuques que vamos mostrar aqui, neste mosaico da cultura quilombola. Os remanescentes de quilombos ainda preservam vários daqueles ritmos que movimentavam o corpo e a alma do negro escravizado. É uma tradição de matriz africana mais pura, que recebeu menor influência das outras culturas. Assim como no tempo da escravidão, as atuais festas continuam sendo realizadas em dias santos e funcionam como forte elemento de auto-estima para os quilombolas.
"Isso tudo é do tempo do povo africano, né. É tudo da África."
espero ter te ajudado em algo (◍•ᴗ•◍)❤
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