Respostas
Resposta:
A violência urbana faz parte das violações penais de maior recorrência no Brasil. Consiste na ação criminal contra pessoas, por meio de assaltos, sequestros, assassinatos, entre outros. Além disso, entram também nessa categoria os crimes contra o patrimônio, como furtos.
Essa violência é responsável pela queda na qualidade de vida dos cidadãos nas maiores cidades do país, trazendo inúmeros prejuízos para todos. Um dos principais fatores do aumento da violência urbana é, justamente, o crescimento desordenado das cidades, incapaz de fornecer iguais condições de vida para todos. O resultado desse crescimento é a criação de áreas periféricas cada vez maiores e desorganizadas, nas quais o poder público não consegue ou não demonstra interesse em oferecer serviços mais básicos para a população.
Grandes vítimas da violência urbana, as crianças e adolescentes brasileiros sofrem não apenas com um futuro incerto e um meio de vida violento, mas também diretamente: o Brasil está entre os 3 países que mais mata crianças em um ranking com outras 84 nações. Não só as crianças e jovens são vítimas da violência urbana, mas também mulheres e negros, mais expostos a situações de risco extremo no país.
Um dos problemas da violência generalizada é que ela não está localizada apenas nos grandes centros urbanos do país: muitas cidades menores também sofrem com seus efeitos. Cidades interioranas com até 100 mil habitantes vêm apresentando um crescimento preocupante de crimes violentos.
CAUSAS DA VIOLÊNCIA
Sem dúvidas, um dos principais fatores que leva ao aumento dos índices de crimes violentos é a desigualdade social. Com a falta de oportunidade para todos os cidadãos, há um pensamento lógico na tendência de que aqueles menos favorecidos passem a viver do crime.
Com pouco investimento em moradia, educação e emprego, o Estado falha miseravelmente no provimento dos direitos mínimos de cada cidadão. Além desse aspecto preventivo, também é falho o combate às facções do crime organizado, principais vetores da violência urbana.
CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA
O resultado de um cenário de grande violência urbana é, principalmente, a baixa qualidade de vida de todos os cidadãos. Isso é refletido em um sentimento de insegurança crescente, principalmente entre as camadas menos favorecidas da população.
Além de um impacto direto na vida daqueles que vivem essa violência diariamente, com altas taxas de assassinatos e outros crimes contra a pessoa, é possível observar também a mácula na imagem do país no cenário internacional.
Esse grave problema social apresenta inúmeros desdobramentos, que podem ir da insatisfação popular com o serviço de segurança pública, passando pelos altos custos de ações paliativas por parte do governo até mesmo a redução nos lucros sobre o turismo. Afinal de contas, um país violento atrai muito menos turistas, perdendo oportunidades de renda.