Em sua opinião qual dos homens é mais ignorante? Os que estão dentro da caverna ou o que está fora da caverna? Dado que os homens que estão dentro da caverna só enxergam sombras e o que está fora enxerga as coisas como são de fato.
Respostas
O princípio da ignorância, no Mito da Caverna, é uma das melhores caracterizações que podemos utilizar. Nesse sentido, a questão pede-nos uma comparação entre os dois "tipos" de indivíduos apresentados.
Os homens que encontram-se presos dentro da caverna estão subjugados a presenciar apenas aquilo que lhes é permitido. As imagens, uma vez que são a única coisa que eles conseguem enxergar e apreciar ao longo de sua vida, torna-se uma verdade absoluta, ou seja, para os prisioneiros, aquilo é o real e verdadeiro.
No desenvolvimento da alegoria, um desses homens se solta e consegue finalmente ver o verdadeiro mundo, o real absoluto. Porém, ao tentar avisar seus amigos da mentira que viveram por toda a vida, eles o julgam louco.
A ignorância apresentada pelos prisioneiros é tamanha que estes não conseguem acreditar que existe outra coisa se não as sombras na caverna. Podemos, portanto, concluir que a ignorância dos presos é maior que a do homem liberto, uma vez que este conseguiu libertar-se do desconhecimento (dentro da caverna) e alcançou o conhecimento (fora da caverna).