• Matéria: História
  • Autor: dianitazambrano20041
  • Perguntado 4 anos atrás

a) Ambos os textos atribuem o nacimiento dos estados na europa moderna a un fator específico. Cuál e esse fator?

b) no primeiro texto Modesto florenzano compara o poder de conquista militar de Espanha y França ao dos estados italianos. Qué factores históricos colocan os estados italianos em desvantagem militar em relação aos demais?

c) quais São as clases sociales mencionadas por François Guizot? no trecho, ele ressalta os conflictos ou os consensos entre as clases?​

Anexos:

Respostas

respondido por: johnmoney500
9

Resposta:

a) O surgimento dos estados modernos na Europa se deu com o retorno do comércio, surgimento da burguesia e centralização decorrente do fim do feudalismo, que concentrou uma parte da população nas cidades enquanto centros de poder.

b )O fato da França e da Espanha terem se unificado bem antes da Itália e já contarem com um exército profissional, administração central e economia forte, faziam com que a "máquina de guerra" destes dois países fosse incomparavelmente mais poderosa que a italiana, razão pela qual os italianos precisavam, urgentemente, se unir.

c) Guizot não menciona, diretamente, classes sociais específicas, mas pelo contexto podemos entender que se tratam da burguesia, do proletariado, dos camponeses e da nobreza. Há conflitos, em especial nos períodos mais politicamente instáveis, mas também alguns consensos, que permitiram que as sociedades europeias formassem unidades fortes.

Explicação:

Perguntas similares