• Matéria: Sociologia
  • Autor: Wenderhappy2019
  • Perguntado 4 anos atrás

Segundo Rousseau: “[...] “O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: ‘‘Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém’.”

De acordo com o trecho acima é possível afirmar que Rousseau foi um crítico da propriedade privada, nesse sentido, da fonte primeira de todos os males sociais, isto é, da origem primordial de todas as outras desigualdades, da qual surgiram a exploração e a escravidão.

( ) Verdadeiro
( ) Falso

Respostas

respondido por: HelenaBenigni
3

Resposta:

Verdadeiro

Explicação:

O Contrato Social, livro publicado em 1762, é um plano para a reconstrução das relações sociais da humanidade. Seu princípio básico se mantém.

“Em estado natural, os homens são iguais: os males só surgiram depois que certos homens resolveram demarcar pedaços de terra, dizendo a si mesmo: Esta terra é minha. E então nasceram os vários graus da desigualdade humana”.

Para Rousseau a única esperança de garantir os direitos de cada um está na organização de uma sociedade civil, com direitos iguais para todos. Isso poderia ser realizado por meio de um contrato social estabelecido entre os vários membros do grupo. Por esse acordo, cada indivíduo concordaria em submeter-se à vontade da maioria: nasce o Estado.

Perguntas similares