Respostas
Resposta: 1. Conheça seu espaço
Não importa o tamanho da loja, ela se torna pequena se os móveis — como prateleiras e gôndolas — ocuparem mais do que 40% do espaço. Entretanto, quando a loja é pequena, alguns truques com espelhos e iluminação podem ajudar a otimizar o espaço.
2. Mostre os produtos certos
A “área nobre” corresponde ao centro e parte superior das prateleiras, pois são as áreas focadas no campo de visão do consumidor.
Dessa forma, se o objetivo é vender mais e melhorar os lucros do supermercado, insira nessa área os itens com valor agregado maior, além daqueles mais buscados pelos clientes e que são mais lucrativos para o comércio.
3. Organize os produtos de alto giro
Onde inserir os produtos com alto giro e que possuem menor margem de lucro? Eles devem ser alojados nas partes inferiores das prateleiras, de fácil acesso do cliente. Em outras palavras, fora da “área nobre”.
Como são produtos de alto giro, ainda que não estejam no campo de visão principal, o consumidor irá procurar por eles antes de ir para outra seção.
4. Realoque os produtos para crianças
Muitos pais têm o hábito de levar seus filhos quando vão fazer compras no supermercado. O que torna as crianças possíveis consumidores, uma vez que é comum que elas peçam por coisas aos responsáveis.
Sabendo disso, pensar como criança é fundamental. O que chama a atenção dos pequeninos são as doce e os salgadinhos, em especial aqueles com embalagens coloridas e bem ilustradas.
Crianças são bastante visuais e, por isso, vale a pena colocar esses tipos de produtos no campo de visão delas. O ideal são as prateleiras mais baixas, onde elas tenham acesso a mercadoria.