Questão 1
Ainda não respondida
A respeito da relação entre Estado, nação e cultura é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A formação de grandes blocos econômicos destrói a soberania, a autonomia política dos Estados; afastando-os das negociações tanto comerciais quanto diplomáticas.
b. O Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos territoriais, econômicos e culturais historicamente definidos.
c. Os Estados nacionais são formações separadas da cultura e não requerem território (recursos ambientais).
d. A totalidade de uma cultura, necessariamente, coincide com os traços nacionais.
e. O conceito de nação está vinculado, basicamente, à dimensão biológica.
Limpar minha escolha
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sobre a transformação do homem, de Homo sapiens sapiens a ser humano, pode-se dizer, necessariamente, que:
Escolha uma:
a. A humanidade é inata (algo que não é adquirido pelo aprendizado) no Homo sapiens sapiens, pois nascemos já “aparelhados” (com as habilidades e competências) para a vida social.
b. É possível a existência do Homo ferus, ou seja, um ser humano crescer, desenvolver sua humanidade, sendo criado por um animal qualquer.
c. Há grande interesse no meio científico em estudar a infinidade de meninos e meninas (humanos) criados por outros animais.
d. A humanidade evocada pelos mitos, pelas religiões e pelas ciências é, fundamentalmente, biológica, pois nós, os seres humanos, somos animais mamíferos.
e. Envolve a realização do ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano.
Limpar minha escolha
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence”. A frase, extraída de Cultura: um conceito antropológico, de Roque de Barros Laraia, é uma das principais regras da antropologia e tem a seguinte consequência teórica e prática:
Escolha uma:
a. Todo hábito cultural deve ser visto como uma expressão da globalização econômica que define os costumes, e, portanto, torna-se propulsora das grandes transformações culturais, apagando os traços próprios de cada povo.
b. Tal afirmação implica uma boa dose de preconceito, não servindo a nossas discussões acadêmicas.
c. Lévi-Strauss, grande antropólogo e responsável pelo combate a essa visão estrutural, afirmava que os traços culturais das sociedades devem ser analisados com base numa referência única e seriamente constituída.
d. A frase dá margem a muitos preconceitos e é utilizada para condenar pessoas inocentes apenas por integrarem determinadas comunidades culturais.
e. Ao segui-la como princípio não se pode tomar as sociedades como primitivas ou evoluídas, pois todas seriam completas a sua maneira. Considerá-las “primitivas ou evoluídas” seria adotar um ponto de vista linear, evolucionista.
Limpar minha escolha
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A partir do trecho a seguir, que trata de simbolização e de símbolos fora do contexto original, assinale a alternativa correta.
Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno de sua interpretação, é muito comum que, quando usados em um contexto diferente do original, sejam interpretados de forma completamente diferente à convencionada pela cultura que lhes deu origem.
Isso porque, ao saírem da cultura que os originou, podem parar em lugares onde não exista a convenção sobre como eles devem ser interpretados. Em um caso desses, as pessoas tendem a dar um sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O que os indivíduos fazem nessa situação é idêntico ao trabalho feito por um tradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos de outras culturas a sua própria linguagem e vida social.
Assim, quando se adotam símbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas adaptem os significados possíveis desse símbolo a sua própria realidade.
Escolha uma:
a. Não pode ocorrer o desenraizamento dos significados, pois eles são absolutos, invariáveis em seus significados.
b. O “consenso em torno de sua interpretação” trata, essencialmente, do processo de comunicação.
c. Não se deve ficar interpretando símbolos, principalmente se não forem da própria cultura.
d. O que a autora do texto quer dizer com convenção é que é uma maneira de os símbolos não sofrerem perdas ou mudanças quando transferidos de lugar.
e. A tatuagem tribal (a maori, por exemplo) conserva seu significado em contextos diferentes.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
q textão eu e q não vou ler isso
Jennidany:
E eu que não entendo o por que você respondeu, sendo que não quer ler o texto e ajudar a pessoa.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás