• Matéria: Português
  • Autor: algodaodoce26
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Faça uma pesquisa, na internet ou em livros, sobre o conto popular "O patinho feio", na versão literária escrita pelo dinamarquès Hans Christian Andersen. Anote, esquematicamente, os principais acontecimentos e ações que constituem o enredo.

2 Qualquer texto pode ser parodiado, até mesmo os ditados populares. A troca de uma palavra ou de parte de uma frase pode mudar completamente seu significado e provocar o efeito de humor. Leia a seguir paródias de ditados populares. Em seguida, reconstitua o ditado que deu origem a cada paródia e escreva uma interpretação, explicando como se produz o efeito de humor.

a. A União faz açúcar.

b. Quem ri por último não entendeu a piada.

c. Deus escreve serto... mas eu não.

d. Quem confere a fera com a fera sairá ferido.

3. Releia o parágrafo 15 e os parágrafos 18 a 22 do texto "O patinho bonito".

a. Que contradição se revela entre o sentimento de Milton no parágrafo 15 e sua argumentação no parágrafo 19? Explique.

b. Considerando as falas de Milton e das pessoas na porta da estação de TV, quem utiliza a verossimilhança externa e quem utiliza a verossimilhança interna como argumento? Explique.

( se precisar do texto ta nas imagens) ༼ つ ◕_◕ ༽つ

NÃO ESCREVAM QUALQUER COISA POR FAVOR

Me ajudemmmmmm

Anexos:

marimath: por favor da um coração para eu ganhar pontos

Respostas

respondido por: marimath
39

Resposta:

isso foi como eu fiz EU

Na história do patinho feio, ele nasceu de um ovo maior de os outros de sua "família" e mais estranho ele tinha umas pintinhas, nasceu cinza e desajeitado e todos os conhecidos e amigos da dona pato ficavam xingando ele de feio, estranho, sem graça, abobalhado e muito mais.  

Ele fugiu e acabou encontrando um bando de marrecos que não o julgaram ele. Depois de um tempo ele cresceu e virou um lindo cisne.

Por enquanto só fiz a 2 e a 3

2

a) Ditado original: A união faz a força. Interpretação: “União” é uma marca de açúcar muito conhecida no mercado brasileiro. O efeito de humor resulta da surpresa, pois o ouvinte da frase espera que ela se complete como no ditado que ele conhece. Outra interpretação é: “A empresa União fabrica açúcar”. Como a paródia dialoga com o texto original, pode-se entender que açúcar é força, que o alimento fabricado é energético.

b) Ditado original: Quem ri por último ri melhor. Interpretação: o ditado original é utilizado em situações de competição ou de conflito. Significa que, uma vez vencedores, não devemos nos incomodar com os sucessos iniciais do adversário, mas festejar nossa vitória final. A paródia nos remete a outra situação: a das pessoas que não conseguem entender piadas e só riem porque os outros riram.

c) Ditado original: Deus escreve certo por linhas tortas. Interpretação: o ditado original refere-se à crença de que os homens não podem compreender os propósitos de Deus. A paródia surpreende o leitor pela interrupção do ditado e o desvio para um comentário sobre a grafia incorreta da palavra certo, escrita com s.

d) Ditado original: Quem com ferro fere com ferro será ferido. Interpretação: o significado do ditado é que a violência se volta contra quem a pratica. A paródia tem significado semelhante (quem mexe com feras pode ser ferido); o efeito de humor é provocado pela acentuação do jogo sonoro (aliterações) e pelos trocadilhos: com ferro / confere, fere / fera, com ferro será / com a fera será.

3

a) No parágrafo 15, dominado pela vaidade, Mílton despreza sua condição, chega a duvidar de que seja um pato e levanta a hipótese de ser gente. No entanto, no parágrafo 19, quando foi confundido com gente por alguém, ele quer convencê-lo de que é um pato. Para que reconheçam seu “talento artístico”, ele precisa ser visto como um pato que fala, e não como gente fantasiada de pato.

b) Mílton utiliza a verossimilhança interna como argumento, quando afirma, como se fosse óbvio, “– Mas os patos falam!”. Ele é um pato de um conto popular, cujas convenções possibilitam que os bichos falem como se fossem gente. Já as pessoas e o guarda que estavam na porta da TV utilizam a verossimilhança externa (segundo a qual animais não falam) como argumento de que Mílton era apenas uma pessoa fantasiada de pato ou era um pato mecânico, um robô.

DÁ UMA MODIFICADA ESSES SÃO OS GABARITOS


marimath: eu to escrevendo e to usando esse link como base
marimath: não deu para postar o link
marimath: mais é so vc pesquisar "Patinho feio Hans Christian Andersen" e pronto
marimath: vc acha o livro original
algodaodoce26: Entendi
algodaodoce26: Obrigada
marimath: amigo eu tenho uma má noticia não tem gabarito
algodaodoce26: Que triste
marimath: Mas eu escrevi e coloquei o meu
marimath: pra voce pegar de base
respondido por: Profpenelope
9

1. O enredo de uma estória são os fatos que ocorrem no desenrolar da trama. Os fatos principais na estória do “Patinho Feio” escrita pelo escritor dinamarquês Hans Christian Andersen foram: uma pata chocar 5 ovos, depois de longo espera 4 ovos chocaram e deles saíram 4 patinhos de penas amarelas, o ovo maior demorou mais para se romper, o que preocupou a mamãe pata, até que nasceu um patinho bem maior que os outros de penas acinzentadas, desengonçado e feio. Depois de todos os maus-tratos, fugas e tristezas ele descobriu que era um lindo cisne.

Enredo da estória do “Patinho Feio”

Pata chocando 5 ovos, mas 4 ovos se rompem;

Nascem 4 lindos patinhos de penas amarelas;

Do quinto ovo nasce um patinho feio, maior que seus irmãos, de penas acinzentadas e desengonçado;

Mamãe pata resolve levar seus filhotes para nadar e verificar se aquele patinho feio realmente é pato, como nadou normalmente ficou aliviada;

Com tempo outros animais da localidade e sua família pata o maltratavam e o patinho feio fugiu.

Ficou em um pântano com marrecos, numa cabana com uma idosa, seu gato e galinha numa fazenda, não se encontrou, fugiu.

Um dia viu belas aves brancas com longas asas e pescoço cumprido e quis ser como aquelas belas aves que voavam para o sul.

O tempo passou um dia encontrou um lago com aquelas belas aves e achou que ia ser enxotado novamente e pelo contrário foi muito bem recebido como seu igual, o nosso “Patinho Feio” era um belo cisne.

Saiba mais sobre a estória do Patinho Feio em: https://brainly.com.br/tarefa/14081357

2. A paródia recria um texto de forma cômica com base no texto original. As quatro paródias abaixo se baseiam nos seguintes ditados populares, que são o texto original:

a) A união faz a forca.

b) Quem ri por último ri melhor.

c) Deus escreve certo por linhas tortas.

d) Quem com ferro fere cm ferro será ferido.

Paródias de ditados populares

Na primeira paródia a União é uma marca de fabricante brasileira de açúcar, é a parte que fornece humor a paródia a União faz açúcar está no fato que se a união faz a força, o açúcar dá energia, portanto força.

Na segunda paródia tem se o entendimento que quem ri por último não entendeu a piada, não ficou feliz, sendo que no ditado popular original se refere a competição, pois independente do decorrer da competição quem ganha fica feliz.

Na terceira paródia faz uma alusão que Deus escreve certo, e eu escrevo com erro ortográfico, a palavra “certo”, enquanto no ditado popular é uma alusão que Deus sabe o nosso destino apesar de conturbado, termina certo.

Na quarta paródia utiliza-se palavras como: confere e fera, enquanto no ditado popular utiliza-se palavras como: ferro e fere, em ambas a interpretação é que violência gera violência.

Saiba mais sobre Paródias de ditados populares em: https://brainly.com.br/tarefa/22736591

3.

a. Na estória do “Patinho Bonito” do escritor Marcelo Coelho existe uma contradição de sentimentos do patinho Milton.

Interpretação da contradição dos parágrafos 15 e 19

Enquanto no parágrafo 15 o patinho Milton se acha tão bonito e fica tão vaidoso (sentimento) que se considera gente, no parágrafo 19 tenta convencer a multidão que não é gente fantasiada de pato que é um pato de verdade, pois fica com medo (sentimento) da reação e agressividade das pessoas.

Saiba mais sobre Interpretação de textos em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241

b. A verossimilhança é uma qualidade que traduz se um fato é verossímil ou verdadeiro, no caso da estória do “Patinho Bonito”, existe verossimilhança interna e externa dependendo dos personagens e da imaginação do autor.

Verossimilhança interna e externa

A verossimilhança interna e externa na estória do “Patinho Bonito” ocorre nos argumentos do patinho Milton verossimilhança interna quando afirma que patos falam, pois nos contos os animais falam, enquanto nos argumentos das pessoas, como o guarda, é verossimilhança externa, pois no mundo real animais não falam como gente, então provavelmente era uma pessoa fantasiada de pato ou um robô.

Saiba mais sobre verossimilhança em: https://brainly.com.br/tarefa/726101

#SPJ2

Bons Estudos!

               

               

               

Perguntas similares