• Matéria: Filosofia
  • Autor: ltaleszoreia2348
  • Perguntado 4 anos atrás

9- "A virtude é pois uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consiste numa mediania, isto é, o meio termo..." (ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. 4 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 33.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a virtude em Aristóteles, assinale a alternativa correta.

6 pontos

a) A virtude é o governo das paixões para cumprir uma tarefa ou uma função.

b) A virtude realiza-se no mundo das idéias.

c) A virtude é a obediência aos preceitos divinos.

d) A virtude é a justa medida de equilíbrio entre o excesso e a falta.

e) A virtude tem como fundamento a utilidade da ação.


10- Segundo estudamos este trimestre sobre ética, o homem consegue levar uma vida moral isolada? Por quê?



11..."A maioria dos pais se preocupam bastante quando os filhos não mostram ambição, mas nem todos se preocupam quando os filhos quebram a éti

Respostas

respondido por: welber81
0

Resposta:

d) A virtude é a justa medida de equilíbrio entre o excesso e a falta.

espero ter ajudado

Explicação:

respondido por: elamambretti
1

9. Sobre a virtude em Aristóteles, a alternativa correta é: d) A virtude é a justa medida de equilíbrio entre o excesso e a falta.

10. Não, não se pode levar uma vida moral isolada porque a moral rege os costumes e regras usados na vida em comunidade, na sociedade. A vida moral do homem se estabelece no convívio saudável e compartilhado de bem-estar e felicidade.

11. Os pais devem orientar sabiamente seus filhos. A ambição quando regulada com disciplina e persistência, serve como força propulsora para se vencer grandes desafios. Entretanto, quando em excesso, leva ao descaso do consumo desmedido, tornando os indivíduos superficiais e infelizes.

Virtude em Aristóteles

Aristóteles foi um famoso filósofo da Grécia Antiga. Para ele, os seres humanos são gregários, isto é, precisam uns dos outros para serem felizes.

E para Aristóteles, viver em sociedade permite a prática das virtudes. Assim devemos sempre nos orientar em buscar a justa medida entre os extremos: nada deve ser excessivo e também não deve faltar.

Portanto, devemos ser prudentes para não termos uma ambição desmedida, o que nos tornaria superficiais, nem tampouco deixemos de ser ambiciosos, o que nos tornaria preguiçosos.

Aprenda mais sobre Virtude em Aristóteles em: brainly.com.br/tarefa/139312

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares