Um estouro! Descubra como o milho vira pipoca
Parece mágica: em um minuto é milho, no outro vira pipoca. Imagine só o susto que os povos antigos tomaram quando, sem querer, deixaram uma espiga bem perto do fogo! Os arqueólogos acham que essa delícia foi descoberta por acaso, há milhares de anos. [...] Veja só como acontece essa transformação.
1. Coberto por uma casca bem dura, o milho de pipoca tem água no seu interior. Além disso, lá dentro estão o gérmen, que dá origem a uma nova planta, e grãos de amido bem pequenos e duros.
2. Quando o milho vai para o fogão ou para o micro-ondas e atinge os 230 ºC, duas mudanças acontecem: a água que está lá dentro se transforma em vapor e os grãos de amido ficam gelatinosos e inchados.
3. O calor faz a pressão aumentar, e o vapor começa a empurrar a casca com toda força. Então, os grânulos de amido estouram. Depois do estouro, a água evapora no ambiente e o amido sai pela casca, como se o milho tivesse virado do avesso! A parte branca e fofa da pipoca é formada pelas bolhas de amido que estouraram e se juntaram.
[...] Sabia que nem todo milho vira pipoca? Para a transformação acontecer, ele deve ser de uma espécie com bastante água em seu interior.
RECREIO. Um estouro! Descubra como o milho vira pipoca. 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2021. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “Para a transformação acontecer,...” (5º parágrafo), a palavra destacada foi usada para:
apontar oposição.
indicar adição.
marcar finalidade.
mostrar tempo.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
c) apontar oposição
Explicação:
Nem todo milho vira pipoca
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás