Ao nos depararmos com mapas ou textos do período das Grandes Navegações, é comum encontrarmos relatos de monstros que não possuem olhos ou possuem braços a mais. Esses seres foram relatados na América, assim como na África e na Ásia, pelos europeus.
Esses relatos acontecem porque:
a)
havia grande influência do Catolicismo, que considerava todo território não católico habitado por criaturas monstruosas.
b)
havia embasamento científico para justificar a existência de tais monstros, o que levava navegadores europeus a tomar um cuidado maior no que diz respeito às navegações e ao contato com outros povos.
c)
os cartógrafos contratados pelas coroas europeias foram instruídos a desenvolver tais mapas para que os europeus não saíssem de seus territórios e gerassem impostos ao reino ao qual pertencessem.
d)
havia grande influência dos povos da Antiguidade, que registravam em seus mapas os mesmos monstros, e, como a Europa vivia um momento de Renascimento da Antiguidade, os monstros eram levados como verdadeiros.
e)
havia uma necessidade de os povos europeus se mostrarem superiores aos povos africanos e, ao mostrar monstros nesses territórios, os povos europeus mostravam os africanos como inferiores e perigosos.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
a) havia grande influência do Catolicismo, que considerava todo território não católico habitado por criaturas monstruosas.
Explicação:
coloquei isso na minha prova e tava certo, boa sorte e bons estudos! :)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás