• Matéria: Psicologia
  • Autor: alexandratimida
  • Perguntado 4 anos atrás

2. A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino, localizada no distrito do Porto, em Portugal, que proporciona aprendizagens a alunos do 1.º e 2.º Ciclo, dos 5 aos 13 anos, entre o 1º e o 9º ano, cujo método de ensino se baseia nas chamadas Escolas democráticas e numa educação inclusiva. Primeira escola, no contexto histórico mundial, a exercer a chamada educação integral. É a instituição de ensino que Rubem Alves se refere, em 2001, descrevendo-a no seu livro "A Escola com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir". A proposta pedagógica inovadora, parte de um projeto pedagógico que valoriza sobretudo:

Respostas

respondido por: mcavestrocorreia
0

Resposta:

Com um ensino baseado no incentivo à autonomia, a Escola da Ponte não divide os alunos em séries ou turmas. Lá, eles formam grupos de acordo com seus interesses para desenvolver projetos. Cada estudante passa por três núcleos conforme vai tornando-se mais autônomo: iniciação, consolidação e aprofundamento.

Explicação:

A Escola da Ponte é bem diferente das tradicionais. Como ela funciona? Lá não há séries, ciclos, turmas, anos, manuais, testes e aulas. Os alunos se agrupam de acordo com os interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisa.

Perguntas similares