Respostas
A gestão de pessoas é uma das áreas da administração que mais tem evoluído ao longo do tempo. Muitas das práticas que eram comuns antigamente hoje são vistas como antiquadas e ineficientes. Esse é um grande problema que muitas empresas enfrentam atualmente, o fato de elas aderirem a estilos de gestão que não estão dando mais resultados. Em várias ocasiões, o que precisa de mudança é um fator pequeno, mas que faz muita diferença.
Um dos melhores exemplos é a falta de autonomia ou flexibilidade no trabalho. Há algumas décadas, o modelo rígido em que o empregado fazia o que era dito e não tinha liberdade para comentar e inovar funcionava, mas hoje as coisas mudaram. A chamada geração Y exige uma participação maior na empresa e procura cargos em que tenha a oportunidade de crescer. Esse tipo de gerenciamento abre suas portas para ideias novas, o que ajuda no desenvolvimento da organização no mercado em curto e longo prazo.
Isso acontece porque quando os colaboradores sentem que estão trabalhando em um ambiente que promove a colaboração de cada membro da equipe, se sentem mais motivados, e consequentemente são mais produtivos. As práticas antigas de gestão não consideravam os funcionários como pessoas, mas sim como geradores de lucro. Essa forma de pensar não tem mais como existir no mundo atual. O coaching e o treinamento surgiram como medidas que dão fim a estas práticas, e que valorizam o trabalho das pessoas.