O Romantismo é, sem sombra de dúvidas, um dos momentos cruciais da história da literatura brasileira, representando um período de amadurecimento de nossos escritores que deixou marcas culturais que reverberam ainda em nossos dias. Já o Naturalismo inaugura no Brasil um estilo mais visceral de se faze literatura, fazendo uso das teses científicas para buscar uma explicação sobre os problemas enfrentados pela sociedade. Em nosso projeto Leitura Literária, abordamos a obra romântica Senhora, de José de Alencar, e o romance naturalista O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Sobre essas obras e os movimentos aos quais elas pertencem, analise as afirmações a seguir.
I. O Cortiço trata-se de um romance de tese cuja estética é permeada pelas influências de teorias científicas como o determinismo.
II. Senhora pode ser visto como um romance de transição entre os estilos romântico e realista, embora sobressaiam-se os aspectos do primeiro movimento.
III. As personagens de O Cortiço servem como representações dos vários tipos sociais e dos marginalizados que formam o povo brasileiro.
IV. Em Senhora, José de Alencar nos apresenta uma protagonista feminina forte, complexa, movida pelo sentimento de vingança, destoando de outras mocinhas construídas pelo autor.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
II,III,IV
Explicação:
Foram essas alternativas que coloquei como correta
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás