“Como explicar que alunos com condições intelectuais evidentes possam desempenhar-se tão mal diante de tarefas de leitura e de escrita?” (MOOJEN; FRANÇA, 2016, p. 148). O questionamento das autoras faz menção à problemática de estudar a respeito dos transtornos específicos das habilidades da aprendizagem, como é o caso da Dislexia, haja vista a dificuldade em estabelecer um discurso uníssono entre os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem no que se refere ao diagnóstico e tratamento de transtorno de aprendizagem.
MOOJEN, Sônia. FRANÇA, Marcio Pezzini. Dislexia: visão fonoaudiológica e psicopedagógica. In: ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos (Org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. p. 148-161.
A respeito do assunto, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
O diagnóstico e o tratamento dos transtornos de aprendizagem são complexos e, por isso, devem ser realizados a partir de diferentes enfoques e envolvendo profissionais de diferentes áreas. O profissional de psicologia é responsável pela medicalização da criança, já que em todos os casos o uso de remédios se faz necessário. O assistente social é incumbido em oferecer assistência à família. Já ao professor cabe o diagnóstico do transtorno de aprendizagem.
PORQUE
O professor é o profissional que fica mais tempo com a criança e, consequentemente, terá condições de emitir com exatidão qual o transtorno de aprendizagem que a criança apresenta, auxiliando a família no encaminhamento medicamentoso. Além disso, o professor também é responsável em expor aos demais alunos o transtorno de aprendizagem, explicando minuciosamente as dificuldades que determinado aluno possui. Essa prática justifica-se por evitar os rótulos e humilhações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
MARQUE Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
respondido por:
6
Resposta:
As asserções I e II são falsas
Explicação:
Não cabe nem ao professor e nem ao psicólogo a indicação medicamentosa, e não é o professor que faz o diagnóstico, mas uma equipe multidisciplinar, como psicopedagogo, neuropediatra e psicólogo.
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.