Torcedoras dizem entender mais de futebol e brigar menos .(Folhaonline, acesso em 21 mar. 2010.)
A paixão pelo futebol não é algo exclusivo para homens, muito menos no Brasil, onde o esporte é uma febre nacional. Ana Carla Portela, que faz locuções de partidas para vídeos veiculados online, diz entender mais de futebol que muitos homens. Para ela, a ideia preconceituosa de que mulher que gosta de futebol é "Maria chuteira" está menos presente na sociedade.
A palmeirense Manuela Biz e a corintiana Luciana Hruby dividem apartamento há mais de sete meses e se orgulham, não só do conhecimento que têm sobre o esporte, como também de nunca ter brigado por causa dos times.
Assinale a alternativa que melhor resume esse texto:
1- O texto procura retratar o futebol como paixão nacional. Exemplifica isso citando a harmonia que se estabelece entre duas torcedoras de times diferentes, como Manuela Biz e Luciana Hruby.
2- O fato de Manuela Biz e Luciana Hruby nunca terem brigado por causa de seus times é apresentado como indício a favor da tese de que as mulheres entendem mais de futebol do que os homens.
3- Ana Carla Portela, Manuela Biz e Luciana Hruby são colocadas como exceção à regra de que mulher que gosta de futebol é “Maria chuteira”. Embora essa crença esteja menos presente na sociedade de hoje, ainda é uma realidade.
4- Embora se constate que as mulheres briguem menos no campo de futebol, a alegação de que entendem do esporte mais do que os homens é colocada em dúvida pelo repórter nas entrelinhas do texto. A atividade de Ana Carla Portela é usada para exemplificar o fato.
5- A reportagem procura desfazer a ideia de que o interesse pelo futebol seja uma prerrogativa dos homens e afirma que colocar apelidos depreciando o papel de mulheres interessadas por esse esporte é puro preconceito.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A reportagem procura desfazer a ideia de que o interesse pelo futebol seja uma prerrogativa dos homens e afirma que colocar apelidos depreciando o papel de mulheres interessadas por esse esporte é puro preconceito.
juhh98634:
muito obrigada :)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás