Caso de Madalena, escrava desde os oito anos, expõe legado vivo da escravidão no Brasil
Exemplo extremo do pacto social racista que perdura no país no século XXI, Madalena Gordiano foi empregada doméstica de uma família abastada durante quatro décadas sem remuneração ou férias
Madalena Gordiano tinha oito anos quando bateu em uma porta para pedir comida. Alguém convidou para entrar aquela menina negra que tinha uma irmã gêmea e outros sete irmãos. A dona da casa, uma professora branca, prometeu adotá-la. Sua mãe aceitou. Mas ela nunca foi adotada nem voltou à escola. Cozinhar, lavar, limpar banheiros, tirar o pó, arrumar a casa da família de Maria das Graças Milagres Rigueira se tornou sua rotina diária durante as quatro décadas seguintes. Esta vítima da exploração racista era uma escrava do século XXI na casa de uma família abastada em um prédio de apartamentos em uma cidade de Minas Gerais. Nunca teve salário, dias de folga ou férias, de acordo com os procuradores que investigam o caso. Quando Gordiano foi resgatada, em 27 de novembro, era uma mulher de 46 anos com cabelos muito curtos e grande dificuldade para se expressar.
Com base no tema tratado no texto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
A. O caso de Madalena Gordiano, de acordo com o texto, elucida como não existe nenhuma relação entre trabalho e racismo, pois racismo é coisa do passado.
B. O trabalho decente no Brasil é algo fortemente presente a partir do exemplo de Madalena Gordiano.
C. O caso de Madalena evidencia o quanto a nefasta herança escravista ainda está presente no país.
D. A abolição dos escravos no Brasil, conforme demonstra o texto, abriu caminho para a construção de uma sociedade onde o trabalho é visto e compreendido como algo digno e justo para todos.
E. O Brasil é um país que possui uma democracia racial.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
C. O caso de Madalena evidencia o quanto a nefasta herança escravista ainda está presente no país.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
respondido por:
0
Resposta:
O caso de Madalena evidencia o quanto a nefasta herança escravista ainda está presente no país.
Explicação:
Certeza absoluta
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás