Incluir é a palavra de ordem na atualidade. A educação inclusiva tem por objetivo atender aos alunos que, de alguma forma, se encontram à margem do conhecimento e excluídos pelo contexto escolar. Perante essa nova postura que a escola deve assumir, surge o desafio aos profissionais da educação, que atuam no contexto escolar, para auxiliar nas mudanças de paradigmas e na construção de um desenho universal para a inclusão, respeitando as diferenças e o direito de igualdade de oportunidades para todos. O profissional de psicopedagogia, que atua no contexto escolar, tem um papel fundamental no processo de inclusão da criança, tanto em relação ao seu próprio desenvolvimento e aprendizagem quanto no assessoramento aos profissionais que atendem a criança.
Elaborado pela professora, 2021.
Diante desse argumento, elabore um texto de em média 15 linhas (no mínimo 10 e no máximo 20 linhas) contextualizando pelo menos 5 possibilidades de atuação psicopedagógica para a efetivação da inclusão no contexto escolar.
Respostas
respondido por:
11
A inclusão do contexto escolar tem se tornado uma ação cada vez mais mandatória, principalmente em função da necessidade de se buscar medidas que atendam este público-alvo.
Em se tratando de algumas possiblidades de atuação psicopedagógicos, destacam-se, o ensino no contra turno, o entendimento das necessidades e limitações dos alunos especiais, a especialização dos educadores, conscientização e respeito às diferenças.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás