A tentativa de representar o planeta Terra em um mapa é um grande desafio para cartógrafos, e seu resultado sempre apresenta distorções. Isso se dá pelo fato da impossibilidade de representar com perfeição uma figura esférica em um plano. Diante da problemática, as projeções cartográficas buscam caminhos para minimizar as distorções ocorridas durante a produção de um mapa, mas nenhuma delas é capaz de evitar a totalidade das deformações. Observe o mapa a seguir que apresenta uma das projeções cartográficas:
A observação da projeção cartográfica utilizada para a elaboração do mapa acima permite concluir que:
A
Está sendo representada a projeção de Mercator, uma vez que as formas dos continentes foram mantidas, porém as suas extensões foram alteradas.
B
Está sendo representada a projeção de Peters, pois, embora as extensões territoriais tenham sido alteradas, as formas dos continentes foram perfeitamente mantidas.
C
Está sendo representada a projeção de Peters, uma vez que as extensões territoriais foram mantidas, porém as formas dos continentes aparecem distorcidas de forma alongada no sentido norte-sul.
D
Está sendo representada a projeção de Mercator, uma vez que as áreas ao norte da linha do Equador estão sendo projetadas de forma ampliada, o que evidencia uma valorização do hemisfério norte.
O texto, que aborda os primeiros povos habitantes do território brasileiro, mostra que:
A
já existia nesse território costumes e culturas diversas em um período anterior à ocupação por portugueses.
B
a existência de seres humanos no território brasileiro data da chegada dos europeus, no século XVI, durante as navegações.
C
baseado em vestígios deixados, é possível dizer que existia uma unidade entre os povos indígenas que viviam nesse território.
D
o território brasileiro e seus habitantes não têm nenhuma relação com as populações que aqui viviam antes da chegada dos europeus.
Respostas
respondido por:
0
e............ pão
Explicação:
e suco
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás