A análise da charge nos remete ao fenômeno da insegurança no emprego, que, nas últimas décadas, tornou-se um tópico de discussão essencial dentro da Sociologia do Trabalho. Sobre os efeitos nocivos da insegurança no emprego, é correto afirmar que:
a) produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.
b) o maior aumento da insegurança no trabalho ocorreu, em meados dos anos de 1990, entre os trabalhadores que exercem atividades manuais.
c) trata-se de um fenômeno recente causado por profundas alterações no contexto do mercado de trabalho.
d) os estudos apontam que a insegurança no emprego é restrita ao ambiente de trabalho, não afetando a saúde e a vida pessoal dos empregados.
Respostas
Resposta:
a) produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.
A incerteza de continuidade do cargo (letra A) representa um feito nocivo da insegurança no emprego.
Letra A: produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.
Isso ocorre muito por conta do avanço da tecnologia no setor industrial. Nesse sentido, vale reforçar que o setor industrial emprega milhões de pessoas em todo o mundo.
Partindo desse ponto de vista, muitos trabalhadores ficam com o sentimento de incerteza com relação à continuidade no local de trabalho. E essa preocupação tem aumentado cada vez mais, muito por conta dos avanços das tecnologias que são empregadas nos setores produtivos das indústrias.
Dessa forma, é possível concluir que a charge traz o desemprego como grande efeito do avanço das novas tecnologias produtivas.
Aprenda mais sobre o tema efeitos nocivos da insegurança no emprego em:
https://brainly.com.br/tarefa/25168771
Sucesso em sua jornada!