*POR FAVOR ME AJUDEM*
Eu preciso escrever ditados populares, mas a cada ditado tem que ter uma situação, eu preciso de 5 ditados populares com situações.
*Eu estou dando todos os meus pontos, então por favor sem gracinhas, se não for me ajudar nem responda, eu preciso muito dessas respostas*
Respostas
Resposta:
A cobra vai fumar
O ditado, usado em tom de ameaça, é usado quando uma pessoa quer alertar a outra sobre a consequência ruim de uma ação.
Exemplo: “Se eu pegar vocês mexendo nisso de novo, a cobra vai fumar!”
A corda sempre arrebenta do lado mais fraco
Por meio da metáfora da corda (que se rompe onde está mais fraca), este ditado nos transmite a ideia de que as consequências ruins de uma situação são mais sentidas por quem é vulnerável. O lado fraco, no entanto, costuma ser sinônimo de pessoas pobres e minorias.
Exemplo: “Com a crise, a corda arrebentou do lado mais fraco e os estagiários saíram da empresa.”
A esperança é a última que morre
Ditado usado por quem tem fé e perseverança de que algo vai ocorrer. É um dos provérbios mais usados na língua portuguesa.
Exemplo: “Acredite que o prêmio vai ser seu, a esperança é a última que morre!”
A fome é a melhor cozinheira
De origem nordestina, esse ditado popular significa que quando uma situação aperta, a pessoa dá um jeito e resolve. Ou seja, independente de saber cozinhar, quem tem fome faz a sua comida.
Exemplo: “Sem ter dinheiro para o delivery, juntou o que tinha na geladeira e fez um banquete. A fome é a melhor cozinheira, né?”
A ignorância é a mãe de todas as doenças
Apesar de muito usado para designar uma pessoa que reclama de muitas dores, mas não tem doença alguma, esse ditado também faz alusão às pessoas que são desrespeitosas com as outras sem motivo aparente.
Exemplo: “E precisava ser sem educação desse jeito? A ignorância é a mãe de todas as doenças mesmo…”
A mentira tem perna curta
Este é um dos ditados mais conhecidos no português também e quer dizer que uma mentira nunca consegue se prolongar por muito tempo, “porque ela tem perna curta” e, hora ou outra, é descoberta.
Exemplo: “Eu acho melhor não o enganar, mentira tem sempre perna curta.”
À noite todos os gatos são pardos
Esta expressão popular da língua portuguesa significa que as coisas ficam parecidas no escuro, já que não é possível distingui-las com clareza. Usada metaforicamente, a ideia está ligada ao fato de que, em meio à multidão, não é possível enxergar as particularidades.
Exemplo: “Ele bem que tentou ganhar a atenção dela na festa, mas à noite todos os gatos são pardos!”
A pressa é a inimiga da perfeição
Este ditado faz referência aos erros que podem ocorrer ao fazermos as coisas com pressa. Ou seja, é melhor tomar mais tempo para evitar a entrega de um trabalho imperfeito.
Exemplo: “Bom, prefiro pedir um prazo maior que entregar o projeto rápido assim. A pressa é a inimiga da perfeição.”
A união faz a força
Este ditado conhecemos bem na prática: um grupo unido consegue realizar muito mais do que alguém sozinho. Em outras palavras, ele faz referência à importância de grupos coletivos.
Exemplo: “Não custa tentar, pessoal. Vamos juntos falar com o professor, a união faz a força!”
Água mole pedra dura tanto bate até que fura
Essa expressão também é uma das mais usadas da nossa lista e tem relação com a persistência (ou insistência, rs). Ou seja, de tanto tentar e focar em um objetivo, acaba por conquistá-lo.
Exemplo: “Já mostrei interesse neles, que logo me contratam. Água mole em pedra dura, sabe como é…”
Explicação: Esta na internet. Fonte: Texto: "Provérbios – 150 ditados populares mais conhecidos no Brasil"