Respostas
Desculpa se ficou muito grande
Resposta:
Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera.
Os problemas ambientais no Brasil, assim como no restante do mundo, são variados e afetam diretamente a qualidade de vida da população. A poluição atmosférica, por exemplo, aumenta os riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares, as quais levam muitas pessoas à morte todos os anos. Diante disso, é fundamental conhecermos as consequências dos impactos que causamos no planeta e criarmos medidas que visem a diminuir tais efeitos.
- Principais problemas ambientais brasileiros
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 90% dos municípios brasileiros enfrentam problemas ambientais. Entre os mais relatados, estão queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios.
Queimadas:
As queimadas podem ser definidas como o processo de queima de biomassa e podem ocorrer ou não em decorrência da ação do ser humano. Essa técnica é muito utilizada na agropecuária com o objetivo de renovar pastagens, limpar uma determinada área e, até mesmo, facilitar a colheita de alguns alimentos, como é o caso da cana-de-açúcar.
Apesar de parecerem benéficas, as queimadas são extremamente prejudiciais para o meio ambiente, pois liberam vários gases na atmosfera, entre eles o gás carbônico, que está associado à intensificação do efeito estufa. Assim, a poluição atmosférica é uma de suas consequências.
As queimadas afetam o solo e desencadeiam a poluição atmosférica.
Há ainda outros resultados ruins para o meio ambiente, como: morte de micro-organismos que vivem no solo, aumento do risco de erosão, destruição de habitats naturais, redução da quantidade de matéria orgânica e de nutrientes no solo e poluição de ambientes aquáticos pelas cinzas liberadas.
Desmatamento:
No desmatamento, ocorre a retirada total ou parcial da vegetação de uma área, geralmente, para exploração de madeira, ampliação da área de plantações ou criação de gado, construção de estradas e ampliação de cidades.
Esse processo é extremamente grave e afeta a nossa vida e a de outros seres vivos desta e de futuras gerações. Entre as principais consequências do desmatamento, podemos citar alterações climáticas, aumento das erosões e redução da fertilidade do solo, destruição de habitats e perda de biodiversidade.
Assoreamento dos cursos de rios:
No assoreamento dos cursos de rios, observa-se o acúmulo de partículas sólidas, causando a obstrução do corpo d'água. Entre suas principais causas, podemos destacar o desmatamento, a erosão das encostas e a degradação da mata ciliar (vegetação nas margens dos corpos d'água).
Como consequências desse processo, ocorre a redução da velocidade da correnteza e da profundidade desses locais. Além disso, a água torna-se mais turva, dificultando a passagem de luz e, consequentemente, a realização de fotossíntese, desencadeando desequilíbrio nesse ecossistema.