De acordo com Jean-Jacques Rousseau,
A) A desigualdade social entre os homens é natural, pois ela decorre de consequência necessária das diferenças entre cada ser humano.
B) A desigualdade é socialmente criada e convencionada, enquanto as diferenças entre os indivíduos advêm da natureza.
C) Nem as diferenças e nem as desigualdades são tema importante para reflexão: elas não influenciam nos rumos da vida social e nem individual.
Respostas
De acordo com Jean-Jacques Rousseau a desigualdade é socialmente criada e convencionada. Logo, a alternativa B está correta.
Para o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, o homem é bom, livre e feliz no estado de natureza. Os vícios e a corrupção resultam da vida em sociedade.
Rousseau afirmava que o homem nasce livre, mas encontra-se acorrentado aonde quer que olhe. O homem, bom por natureza, é assim acorrentado pelo Estado e pela sociedade política, representantes da desigualdade entre os homens.
Para Rousseau, a origem da desigualdade entre os homens se deve com o surgimento da propriedade privada. A partir do momento em que o primeiro homem determinou que um pedaço de terreno era seu, outras pessoas buscaram o mesmo: a propriedade privada é o início da sociedade civil que dará origem, por sua vez, ao pacto social.
Rousseau (1712-1778), o mais importante iluminista francês, tendia ora à teoria do sentimento interior (que influenciaria o romantismo alemão posterior), ora à defesa da absorção total do individuo na vida social por meio do conceito de vontade geral (uma de seus principais legados aos revolucionários).
Suas obras "Do Contrato Social" e "Emílio" representam o grosso de sua teoria: o homem nasce bom, a sociedade o corrompe ou, em outras palavras: o homem nasce livre e se encontra acorrentado por toda parte.
Rousseau era iluminista porque considerava a razão o instrumento privilegiado para a superação dos males da sociedade. Portanto, não seria a Igreja o órgão de salvação da humanidade, mas sim o Estado que salvaria tanto individual quanto coletivamente a humanidade.
Deste modo, pode-se dizer que a definição geral de Rousseau encontra-se, presente em nossa sociedade: toda solução que se busca hoje se dá no plano político, principalmente em nome da vontade do povo (que nada mais é do que a abstração da vontade geral de Rousseau)
Pode-se resumir os principais elementos do Iluminismo nos seguintes pontos:
- cientificismo
- racionalismo
- materialismo
- antirreligiosidade
- homem como auto-inventor infinito
- crença na perfectibilidade do futuro
Nossa sociedade encontra-se com fé em cada uma destas características ainda hoje.
Ironicamente, o Iluminismo alcançou seu ápice prático na Revolução Francesa que, teoricamente, se inicia com imensa confiança na razão como motor para se alcançar uma República virtuosa. Acabou, contudo, após as guilhotinas e o terror de Robespierre, gerando um reino de medo e, posteriormente, um império despótico comandado por Napoleão.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/23868210
Resposta:
Letra B
Explicação:
acertei no cmsp