a) Entre os primeiros cristãos, são observados diversos elementos e referências à filosofia grega, mostrando uma conciliação entre a filosofia e o cristianismo. Contudo, alguns pensadores cristãos assumem uma postura de rejeição e ruptura com a herança filosófica grega. Esses cristãos buscaram defender uma diferenciação da sabedoria divina em relação à produção de conhecimento do mundo dos homens, uma vez que essa última estaria fundamentada na razão e na arte discursiva da oratória. Assim, para eles, as tentativas de explicar as verdades da fé através da razão levaria a um processo de racionalização distorcida do que foi criado e revelado por Deus, resultando em um pensamento herético. Entretanto, apesar da rejeição por parte de alguns dos primeiros cristãos, a tentativa de conciliar fé e razão a partir da aproximação entre filosofia e cristianismo foi a postura predominante.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Com a dissolução do Império romano, as invasões bárbaras e o desaparecimento das instituições, os centros de difusão cultural também se desagregaram. Os chamados "pais da igreja" foram os primeiro filósofos a defender a fé cristã nos primeiros séculos, até aproximadamente o século 8.
Os padres da igreja foram os filósofos que, nesse período, tentaram conciliar a herança clássica greco-romana, com o pensamento cristão. Essa corrente filosófica é conhecida como patrística. A filosofia patrística começa com as epístolas de São Paulo e o evangelho de São João. Essa doutrina tinha também um propósito evangelizador: converter os pagãos à nova religião cristã.
Explicação:
Espero ter ajudado você bons estudos
gabrielcurcio6:
qual foi a fonte pela qual conseguiu chegar a esta resposta?
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás