Em uma clínica além dos cuidados de biossegurança, o profissional deve atentar-se aos primeiros socorros em possíveis intercorrências após a realização de procedimentos. Para diminuir as chances de acidente e lesões, você deve conhecer o seu paciente e tomar os cuidados recomendados, observando as orientações técnicas e oferecendo informações sobre os procedimentos que serão realizados, bem como os produtos utilizados. A demora na busca de assistência especializada ou o atendimento inadequado podem causar danos maiores e até irreversíveis, interferindo na recuperação ou na qualidade de vida do indivíduo.
Os fatores de riscos podem ser extrínsecos (relacionados ao ambiente, à estrutura física do local, ao tipo de tratamento, produtos e equipamentos usados) ou intrínsecos (relacionados ao paciente - idade, sexo, e presença de doenças).
Utilize este campo para discorrer sobre como o profissional poderá prevenir acidentes relacionados aos fatores extrínsecos, evidenciando o local de atendimento, os equipamentos, e a ventilação. Também indique como prevenir acidentes relacionados aos fatores íntrinsecos, ressaltando a importância de um bom exame físico e sondagem das peculiaridades de cada paciente.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resposta:
Para prevenir os fatores de risco ambientais, as instalações e os equipamentos envolvidos na prática clínica devem estar em bom estado e garantir a segurança do paciente. Nos locais onde serão instalados equipamentos e nos que há técnicas terapêuticas que envolvam água, o piso deve ser revestido com material antiderrapante para evitar quedas. É importante que os equipamentos e maquinários estejam a uma distância apropriada de paredes e colunas. Além disso, todos os ambientes devem ser providos de uma boa ventilação, para evitar distúrbios relacionados com o desequilíbrio térmico do paciente.
É imprescindível dar atenção adequada ao exame físico, especialmente quando se trata da população idosa, que tem como característica a heterogeneidade, com diferenças em diversos aspectos, como condições gerais de saúde, estado cognitivo, dentre outras características intrínsecas ao processo de envelhecimento.
A classificação do estado físico do paciente depende dos seus hábitos de vida, das doenças e comorbidades. Sendo assim, é possível verificar que, para prevenir as situações de urgência e emergência, você precisa estar preparado para atuar diante de relatos, como uso de álcool, drogas, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica entre outras. Lembrando, também, que esses hábitos e essas doenças podem ser verificados tanto em adultos como crianças.
Contudo, conhecendo o(a) seu(sua) paciente, tomando os devidos cuidados e oferecendo orientações sobre a técnica que será realizada e os produtos utilizados, pode-se minimizar os riscos de acidentes e lesões e salvar vidas.
Explicação:
Pag 23