1. O que irá ocorrer quando posicionarmos uma bússola próxima a um imã natural (em forma de
barra) e com o seu ponteiro que indica o polo norte apontando para o centro deste imã?
2. Explique porque e como um pequeno imã consegue permanecer preso a uma peça metálica qualquer não magnética, como por exemplo, a porta de uma geladeira.
3. Um corpo com carga positiva é arremessado entre dois imãs distantes o suficiente para que as
linhas de campo magnético entre eles possam ser consideradas como retas paralelas e o polo sul
do imã que está à esquerda do arremessador esteja voltado para o polo norte do imã que está à direita do arremessador. Supondo que o arremesso tenha sido feito perpendicularmente às linhas de campo, surgirá uma força magnética? Se sim, qual a sua direção e o seu sentido? Qual o tipo de movimento que o corpo fará ao adentar no campo magnético formado pelos dois imãs?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1- Como sabemos, a agulha de uma bússola é um pequeno ímã, e como todo ímã é atraído ou repelido quando aproximado de outro ímã ou um campo magnético. Portanto, se o campo magnético foi criado no fio, ao aproximá-lo da bússola, sua agulha defletirá da sua posição, sendo esta atraída ou repelida por este fio.
2-O ferro, o níquel, o cobalto e algumas ligas metálicas são ditas substâncias ou materiais ferromagnéticas, ou seja, na presença de um campo magnético eles se imantam fortemente, fazendo com que o campo magnetico resultante seja bem maior que o inicial.
joaoinacio876:
e a terceira ?
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás