É possível observar as mudanças ocorridas nas condições de vida e de saúde da população brasileira ao longo dos anos, condicionadas aos fatores econômicos, socioculturais e políticos. Sobre a organização e modelo dos serviços de saúde ofertados no Brasil, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II. COLUNA I: ( ) Sanitarismo Campanhista; ( ) Período de Transição; ( ) Modelo médico assistencial privatista; ( ) Modelo Plural; COLUNA II: I. Possui uma proposta com oferta organizada, distritalização, ações programáticas de saúde, vigilância e saúde da família, acolhimento e linhas de cuidados, projetos assistências e equipes matriciais e de referência. II. A previdência social passa a ter grande importância e a ser utilizada como instrumento político; também foi nesse período que o Ministério da Saúde foi criado (1953). III. Tem o foco no combate das endemias urbanas e rurais e a assistência individual era privada, hospitalar com caráter de assistência social e as Santa Casas de Misericórdia atendiam quem não podia pagar. IV. Caracterizado pela prática médica curativa, individual, assistencialista e especializada em detrimento da saúde pública e a criação com intervenção estatal de um complexo médico privado, organizando o estado como financiador. Assinale a alternativa que representa a ordem correta da relação entre as colunas.
Respostas
Resposta:
III, II, IV, I.
paginas 30 e 31 livro saúde coletiva UniCesumar
Explicação:
(II) Período de Transição; A previdência social passa a ter grande importância e a ser utilizada...
(IV) Modelo médico assistencial privatista; Caracterizado pela prática médica curativa...
(I) Modelo Plural; Possui uma proposta com oferta organizada, distritalização, ações programáticas de saúde...
Resposta:
III, II, IV, I
Explicação:
(III) Sanitarismo Campanhista: Tem o foco no combate das endemias urbanas e rurais e a assistência individual era privada, hospitalar com caráter de assistência social e as Santa Casas de Misericórdia atendiam quem não podia pagar.
(II) Período de Transição: A previdência social passa a ter grande importância e a ser utilizada como instrumento político; também foi nesse período que o Ministério da Saúde foi criado (1953).
(IV) Modelo médico assistencial privatista: Caracterizado pela prática médica curativa, individual, assistencialista e especializada em detrimento da saúde pública e a criação com intervenção estatal de um complexo médico privado, organizando o estado como financiador.
(I ) Modelo Plural: Possui uma proposta com oferta organizada, distritalização, ações programáticas de saúde, vigilância e saúde da família, acolhimento e linhas de cuidados, projetos assistências e equipes matriciais e de referência.