Respostas
Resposta:
- Liberalismo
O pensamento liberal foi importante para a consolidação do capitalismo e da modernidade, pois era a "filosofia" que melhor expressava os anseios da burguesia, combatendo o absolutismo e os interesses da aristocracia. Ele pregava a liberdade individual, a democracia representativa e o direito à propriedade privada. O liberalismo econômico se estrutura a partir do século XVII, durante a Revolução Industrial, e está centrado na ideia de que a economia, tal como a natureza, é regida por leis imutáveis.
- Keynesianismo
Formulado durante a Grande Depressão, que se estendeu da década de 30 até a Segunda Guerra Mundial, o pensamento keynesiano surge como um antídoto que prometia salvar o capitalismo de suas crises. Suas ideias se baseiam na adoção das políticas econômicas sugeridas por John Maynard Keynes para solucionar o desemprego e a estagnação econômica. Contrariando o liberalismo ortodoxo, Keynes propunha maior intervenção do Estado como agente regulador do mercado, que, por si só, era incapaz de produzir equilíbrio.
- Marxismo
Por fim, o marxismo é uma corrente de pensamento que se estrutura a partir das ideias de Karl Marx e Friedrich Engels. Os principais fundamentos da sua interpretação a cerca da economia e das teorias econômicas se encontra na obra O Capital. Neste livro complexo Marx elabora a teoria da mais-valia, segundo a qual a exploração do trabalho humano consistiria a fonte de acumulação do capital. Isso é, no capitalismo, o lucro dos donos dos meios de produção seria resultado da expropriação do trabalho alheio.
Resposta:
O Keynesianismo defende intervenção do estado na economia,com estímulos nos setores da economia. O liberalismo defende um sistema de livre mercado , sem intervenção do estado na economia
Explicação: