• Matéria: Geografia
  • Autor: davziiin
  • Perguntado 4 anos atrás

Atividade sobre Biomas brasileiros

Anexos:

Respostas

respondido por: analice4776
0

AMAZÔNIA

LOCAL:A floresta tropical amazônica, que cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul, é a maior floresta tropical do mundo, famosa por sua biodiversidade. Ela é atravessada por milhares de rios, entre eles o grandioso rio Amazonas. Entre as cidades ribeirinhas, com arquitetura do século XIX que data do início da exploração de borracha, destacam-se Manaus e Belém, no Brasil, e Iquitos e Puerto Maldonado, no Peru.

CLIMA:A Amazônia situa-se na região equatorial e possui um clima quente e úmido, embora este comportamento não tenha sido uma constância durante os últimos 15.000 anos.

VEGETAÇÃO:A floresta amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de grande porte. A vegetação é dividida em: Mata de várzea: localizada em áreas baixas, sofre inundações periódicas, conforme as cheias dos rios. ... A vegetação encontrada é de maior porte, como a castanheira.

FAUNA:A fauna da Amazônia é extremamente rica. Estudos indicam que é possível encontrar na região cerca de 30 milhões de espécies animais, e, apesar disso, a fauna desse bioma não é totalmente conhecida. ... Tucanos, araras, papagaios, macacos, onças, jacarés e peixes-boi são símbolos desse bioma.

SOLO:O solo da floresta amazônica é em geral bastante arenoso. Possui uma fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Esta camada é rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região.

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL:No desmatamento, a floresta é removida e substituída por pasto, monocultura ou pelo simples abandono. A degradação é um fenômeno mais difícil de ser percebido. Apesar do preocupante aumento nos índices de desmatamento na Amazônia nos últimos dois anos, a análise das duas últimas décadas aponta uma tendência de queda

CAATINGA

LOCAL:A Caatinga é um bioma brasileiro encontrado no Nordeste, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais.

CLIMA:O clima que predomina na Caatinga é o semiárido. Ele constitui uma característica importante que determina a natureza da Caatinga. O clima semiárido possui uma precipitação (quantidade de chuva) em torno de 800mm por ano.

VEGETAÇÃO:Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.

FAUNA:A Caatinga abriga um grande número de espécies da fauna brasileira, como, mamíferos, répteis, aves, anfíbios, entre eles, a cutia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, gatos selvagens, a asa branca, e uma variedade de insetos, que exercem grande importância para o bioma.

SOLO:De forma geral, o solo é raso, rico em minerais, mas pobre em matéria orgânica, já que a decomposição desta matéria é prejudicada pelo calor e a luminosidade, intensos durante todo ano na caatinga. Fragmentos de rochas são frequentes na superfície, o que dá ao solo um aspecto pedregoso.

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL:A Caatinga é um ambiente altamente susceptível à desertificação, processo caracterizado pela perda progressiva da cobertura vegetal, causada por ações antrópicas, como desmatamento e desflorestamento, associadas a intervenções naturais. Segundo dados do MMA, já foi desmatada cerca de 46% da sua área total.

CERRADO

LOCAL:O bioma Cerrado é encontrado na parte mais central do País, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

CLIMA:O clima do Cerrado, segundo a classificação tradicional de Köppen, é Tropical Chuvoso (Aw) (RIBEIRO; WALTER, 1998), mas ao sul, em áreas de clima mais ameno, e nas regiões mais altas da região central, acima de 1.200 metros de altitude, pode ocorrer o clima Tropical de Altitude (Cwa) (EITEN, 1994).

VEGETAÇÃO:Cerrado é um bioma brasileiro, caracterizada especialmente pelo bioma savana, mas também por floresta estacional e campo

FAUNA:Entre os Vertebrados de maior porte encontrados em áreas de Cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, o tatu-peba, o tatu-galinha, o tatu-canastra

SOLO:Em geral, os solos do Cerrado caracterizam-se pela predominância dos Latossolos e pela sua acentuada acidez. ... Esse processo de intemperismo ocorreu por meio da lixiviação – lavagem da camada externa do solo pela água das chuvas –, o que diminuiu, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL:A degradação do bioma, causada principalmente pelo desmatamento para ocupação agropecuária, transformou o cerrado em um grande emissor de CO2 na atmosfera, com níveis já equivalentes aos da Amazônia, além da perda de biodiversidade e serviços ecológicos desse importante bioma.

Perguntas similares